WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

13/06/2014 - Secretária faz anúncios para a Educação

Novidades na área da educação municipal foram anunciadas hoje pela titular da Pasta, a professora Silvana Elias. A primeira delas diz respeito à conquista em articulação junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) de três novas unidades de educação infantil e outras três do ensino fundamental para a cidade.

Outra informação importante é a de que o sistema ‘Olho Vivo’ vai contemplar três escolas municipais, o que significa que todos os arredores delas serão monitorados 24 horas por dia em tempo real, garantindo segurança à comunidade escolar. Por questões estratégicas, Silvana não nomina quais serão as unidades contempladas. Conforme ela, a intenção é, paulatinamente, estender o benefício a outras unidades de ensino. E comenta tratar-se de uma medida muito importante haja vista ser de conhecimento de todos que as portas das escolas de forma geral tornaram-se alvos de interesse da criminalidade, especialmente com referência a drogas.

Com relação ao ensino de tempo integral, Silvana afirma que até 2020 todas as escolas deverão ter o projeto implantado. Hoje a iniciativa já atende a 50% da demanda, contemplando mais de dez mil alunos. Além disto, considerando os estudantes que freqüentam o contraturno pelo menos duas vezes por semana, são 19.100 beneficiados.  Esta medida, diz ela, vai além de tirar as crianças das ruas. “É mais tempo para fazer melhor, não com sub-atividades, mas com radio-escola, esporte, acompanhamento pedagógico, contato com outro idioma, empreendedorismo, educação ambiental, Direitos Humanos e inclusão”, arremata.

Para agosto a secretária anuncia a inauguração do Centro de Referência em Educação Inclusiva, o Crei, cuja última prática semelhante foi com o Cadope, extinto em 2005. O CREI surge em parceria com as áreas social e de saúde da Prefeitura e com uma nova roupagem visando a atender a demanda dos alunos especiais e com dificuldades acentuadas de aprendizagem em relação ao acompanhamento neurológico, psicológico, fonoaudiológico e, possivelmente, terapia ocupacional, sempre em dias específicos e no contraturno das aulas.

O Centro vai funcionar na Rua Manoel Borges, 491, no centro da cidade, próximo à avenida Santos Dumont. Ele vem complementar o trabalho das 54 salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atende a cerca de 900 alunos regularmente matriculados no ensino fundamental da rede pública.

 Jorn. Gê Alves

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar