WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

12/06/2014 - Secretaria de Meio Ambiente faz plantio de mudas em praça do Gameleira

Foto: Divulgação SEMAT

A Secretaria de Meio Ambiente realizou plantio de mudas na praça em frente à Escola Horizonta Lemos, no bairro Gameleira. O trabalho está sendo realizado em parceria com uma empresa que precisava realizar uma ação de compensação ambiental e faz parte do Programa Cidade Verde lançado pela secretaria visando à revitalização das praças e áreas verdes da cidade.

Segundo o chefe da seção de Áreas Verdes, Tiago Pires, foi realizado o plantio de 35 mudas das espécies Jasmim Manga e Cedros. “Essa é uma praça muito grande e pouco arborizada. Estamos plantando a espécie Jasmim Manga atrás dos bancos da praça para que, quando elas crescerem, façam sombra. Já as mudas de Cedros estão sendo distribuídas em torno da praça, de forma homogênea. Estamos evitando colocar espécies de grande porte próximas a pontos de ônibus e da iluminação pública, para que no futuro elas não venham a ser um problema”, explica Tiago.

As árvores serão regadas e receberão manutenção, dia sim dia não. Tiago ainda reitera que o envolvimento da população é essencial para que o projeto seja um sucesso. “Precisamos que todos que usufruem desse espaço, em especial os moradores dessa região, que eles ajudem a cuidar da praça e monitorem qualquer tipo de vandalismo que ela venha a sofrer e sempre acione a prefeitura para que sejam tomadas as providencias. O projeto de arborização urbana dará certo se a população e a prefeitura trabalharem juntas”, afirma Tiago.

Para o secretário interino de Meio Ambiente, Marco Túlio Machado Borges é de extrema importância que nesse projeto de arborização, principalmente das praças da cidade, seja realizado o plantio correto, da espécie adequada, no lugar certo. “Estamos arborizando a praça para que possamos ter um local aprazível, onde a população de Uberaba possa passar os momentos de lazer do seu dia. Nesse projeto queremos combater o plantio errado para evitar que a árvore, depois de 10 a 15 anos que é o tempo que ela demora para crescer, tenha que ser arrancada por estar danificando um patrimônio público ou particular. A árvore errada no lugar errado quebra calçada, destrói muros e atinge a rede elétrica. Existem espécies próprias para ser plantadas na área urbana e temos uma equipe de biólogos com especialização nessa área que estão orientando corretamente quais os tipos de árvores devem ser plantados nos locais corretos”, destaca Marco Túlio.

O secretário interino ressalta ainda que a secretaria planeja a revitalização de várias áreas verdes, dentre as quais se encontra a praça Margarida Rosa Azevedo no bairro Volta Grande. “Estamos buscando parcerias com empresas que tenham compensações ambientais ou como no caso da Algar, que tinha um projeto de plantio e procurou a secretaria para fazer a arborização da forma correta e no lugar indicado pela secretaria. Nosso planejamento é fazer outras praças também, infelizmente por falta de recursos e logística não é possível fazer tudo de uma vez. No menor tempo possível esperamos ter uma cidade digna de ser admirada por todas as pessoas, pela questão de arborização”, diz Marco Túlio.

 

Jorn. Natália Melo

 

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar