WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

21/05/2014 - SEMAT inicia projeto de melhoria da qualidade da água do rio Uberaba

A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMAT) deu início ao Projeto da Microbacia do Mutum. Cobrindo 5.200 metros na estrada que vai da agrovila Santa Rosa até a comunidade Mata da Vida, o projeto será finalizado até o final do mês de junho. Visando à melhoria da qualidade da água e conservação do lençol freático, a SEMAT trabalha nesta empreitada juntamente com o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (CODAU).

Dentro do projeto existem varias obras a serem realizadas juntamente com a Secretaria de Infraestrutura. Serão feitos abaulamentos nas estradas para o escoamento da água e a criação de bolsões, locais onde as águas escoadas das estradas são armazenadas em poços para a filtragem natural.

O CODAU participa com a Prefeitura na substituição de fossas negras para fossas sépticas de 20 famílias que moram na beira da microbacia, a fim de evitar a contaminação do lençol freático.

Segundo o gerente do projeto, o engenheiro florestal Álvaro Ricardo, essas ações contribuirão para a limpeza do rio Uberaba uma vez que o córrego é afluente do mesmo. “Escolhemos o Córrego Mutum por ser uma bacia de fácil acesso junto à comunidade rural e que tem todos os problemas que pretendemos resolver nas outras bacias. Este projeto servirá como base, pois pretendemos implantar o mesmo em todas as outras bacias afluentes do rio Uberaba,” conta Álvaro.

A técnica de abaulamento de estrada consiste na construção da via em relevo, escoando a água para os cantos, chamados no termo técnico de “bigodes”, onde, ao invés de a água ficar empossada na estrada, ela segue para os cantos aumentando a irrigação do campo. Em locais onde existe maior fluência, são criados os bolsões que são pequenos lagos onde a água fica armazenada sendo filtrada naturalmente através da terra.

A substituição de fossas negras para fossas sépticas, já está prevista em lei, pois explorando a água com fossas sépticas os usuários não interferem diretamente no lençol freático, evitando a poluição do mesmo e mantendo-o intacto.

O córrego do Mutum foi escolhido como projeto piloto de acordo com um estudo feito pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), onde consta que este córrego possui todos os problemas a ser superado para a limpeza e melhoria do montante de água aproveitada do rio Uberaba. As obras feitas nele servirão como base para todas as outras a serem realizadas posteriormente em outros afluentes.

 

Felipe Madeira

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar