WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

17/05/2014 - XVII Encontro Regional do Proler discute políticas públicas para o livro e a leitura

A Secretaria de Educação e Cultura, por meio do Departamento Cultural, realizou na última quinta-feira, dia 15, a solenidade de abertura da XVII Encontro Regional do Proler. O evento, que abordou o tema “O livro e a leitura - por uma tecitura de ações leitoras”, ocorreu no Cine Teatro Vera Cruz e foi encerrado na sexta-feira, dia 16. Durante a abertura, a coordenadora geral de Leitura do Ministério da Cultura, Ana Cristina Dourado, abordou a discussão sobre políticas públicas para o livro e a leitura.

“Para nós do Ministério da Cultura, que estamos buscando fortalecer os comitês do Proler, é muito interessante ver uma iniciativa como essa que, não apenas existe a tradição em Uberaba, mas que articula outros municípios da região que estão sempre trabalhando em prol da leitura, seja na formação de mediadores de leitura, seja na área de práticas de leitura em ambientes diversificados. Eventos como esse, que as pessoas disponibilizam informações, trocam ideias e participam de oficinas, são muito relevantes não só para Uberaba, como também para toda a região”, destaca Ana Cristina.

Durante o evento o grupo Fluhistória, que trabalha com contação de história, apresentou o texto Felicidade Clandestina de Clarice Lispector. Também foi realizada uma apresentação cultural com um grupo de flauta e violão da Escola Municipal Estela Chaves, sobre a regência dos professores que coordenam a educação musical nas escolas.

A subsecretária de Educação e Cultura de Uberaba, Marilda Ribeiro, ressaltou a importância do encontro como um incentivador da leitura na região e por dar continuidade ao programa que é Nacional. “Encontros como esse são importantes porque há uma necessidade de esclarecimentos de políticas que venham ampliar os espaços de leitura como as bibliotecas públicas e as comunitárias. Necessitamos também, estarmos atentos ao Plano Municipal de Leitura, que definiu os caminhos políticos a serem traçados pelos municípios, de 2011 a 2014, em que foram estabelecidos eixos como, por exemplo, a ampliação das bibliotecas em todo o país e o apoio à formação do professor leitor”, afirma Marilda.

O Comitê Regional do Proler Vale Rio Grande é formado por nove municípios da região, sendo Uberaba a cidade sede. Os outros municípios que compõem o grupo são Água Cumprida, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Delta, Pirajuba, Frutal, Sacramento e Veríssimo.

A coordenadora do Comitê, Tânia Ulhoa, destacou que o encontro é realizado uma vez por ano em Uberaba e tem a participação de instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, a Universidade Presidente Antônio Carlos – Unipac e a Universidade de Uberaba – Uniube que é colaboradora, mas não é integrante. O evento também possui a parceria de editoras, da Livraria Alternativa, da Superintendência Regional de Ensino e da Sociedade Amigos da Biblioteca Pública “Bernardo Guimarães”.

Durante a manhã e à tarde de quinta-feira, foram realizadas cinco oficinas que abordaram diversos assuntos relacionados à leitura. Na sexta-feira, dia 16, encerramento do encontro, foi realizado o 10º Seminário Regional da Leitura com palestras e mesas redondas durante todo o dia, no Cine Teatro Vera Cruz. No fechamento do encontro, ocorreu o debate “Dedo de Prosa”, sobre mediação de leitura, entre dois autores que estiveram ministrando oficinas e fazendo as palestras do Encontro.

Conforme Tânia os pontos altos foram: o nível dos palestrantes, a sensibilização dos professores e a alta qualidade da programação proposta, que foi atrativa e bem diversificada com palestras, oficinas, seminário, Dedo de Prosa e conferências.  O evento, nos dois dias, contemplou cerca de três mil professores de Uberaba e da região.

A posição da coordenadora regional é confirmada por participantes. Entre elas, a professora Xênia da Mata, de Sacramento. “Foi show de bola a oficina do Proler que participei hoje sobre literatura e mídias digitais. Muito oportuno e proveitoso e vem acrescentar e ampliar as possibilidades de uso das nossas lousas digitais”, testemunhou.

O Proler é um Programa Nacional de Incentivo a Leitura, criado em 1992, que está vinculada a Fundação Biblioteca Nacional e ao Ministério da Cultura (MINC), e vem disseminando a leitura por meio de comitês espalhados em cidades brasileiras. Atualmente no Brasil existe em torno de 80 comitês do Proler, formado por pessoas que se unem em prol da leitura.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar