WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

13/05/2014 - Alunos das escolas municipais vão receber informações sobre empreendedorismo

Foto: Enerson Cleiton

Neste mundo cada vez mais competitivo, os estudantes das escolas municipais de Uberaba ganham um aliado importante: aulas de empreendedorismo. Lançado esta manhã, o Projeto ‘Cultura empreendedora nas escolas’, iniciado em março com curso de capacitação dos professores orientadores. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Uberaba, numa ação conjunta das secretarias municipais de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SEBRAE.

A capacitação dos professores se estende ao longo deste ano/2014, com encontros periódicos e empresas parceiras abrirão as suas portas para visitas dos alunos durante o ano. A proposta se encerra em novembro com uma ‘Feira de Empreendedorismo’, em local e data ainda a serem definidos.

“A educação tem conserto sim”, afirmou a titular da Educação, Silvana Elias, ao iniciar sua fala. “Não dá mais para um país que ocupa níveis desprezíveis, continuar praticando educação obsoleta, que não prepara pessoas para inovar. È preciso estímulo e quebra de paradigmas, levar a escola ao mundo e o mundo à escola. O empreendedorismo é um olhar de protagonismo para despertar no homem o lado crítico, marcante e inovador”, afirmou.

 Ao mesmo tempo a secretária fez um apelo aos envolvidos com a educação em Uberaba para que sejam educados homens e mulheres capazes de vôos mais altos e com foco no coletivo. Para ela, o conhecimento precisa ser dinâmico e carregado de humanismo. Silvana destacou que o atual Governo vem num esforço para transpor a educação às vezes fechada dentro de livros. E lançou um desafio: “vamos quebrar os cadeados para deixar entrar nas escolas um pouco mais de vida”.

 Oriundo da iniciativa privada, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, praticamente deu seu testemunho convencido de que o empreendedorismo na escola é um avanço. Isto – afirmou - é tratar a base. E aproveitou para divulgar um número importante na sua área de atuação. Lembrou que este ano foi aprimorada “lei que segurava o desenvolvimento econômico em Uberaba, já que dava ao empreendedor condições de receber terreno, mas não entregava a escritura”. Hoje, continuou José Renato, o empreendedor tem mais segurança porque recebe o documento e se não cumprir as condições e prazos ela retorna ao Município.

 Os resultados são perceptíveis. Enquanto entre 2008 e 2012 foram aprovadas quatro empresas por ano nos Distritos Industriais, somente em 2013 foram 84 aprovações, volume 20 vezes maior que os períodos anteriores. “Com a oferta aumentada é necessário preparar a base e oferecer conhecimento”, encerrou.

 A intenção do Sebrae Minas  de implantar o projeto em Uberaba não é de hoje, mas a iniciativa sempre esbarrou em resistência, conforme pontuou Március Marques Mendes, analista da regional Triângulo. “Há tempos tentavam implantar o projeto com a Prefeitura em Uberaba. Este Governo firmou a parceria e os primeiros professores empreendedores de Uberaba já estão capacitados”, reforçou. E aproveitou para informar que no dia 20 deste mês será conhecido o resultado do prêmio SEBRAE - prefeito empreendedor. Uberaba está entre os quatro finalistas entre os mais de 850 municípios mineiros. Depois dos resultados estaduais acontece a etapa, nível nacional, em Brasília.

 Detalhes. O lançamento do projeto aconteceu pela manhã no anfiteatro do Centro Administrativo Muncicipal, contou com apresentação de grupo de flauta da Escola Municipal Anísio Teixeira, sob a regência do Professor Fernando Santana e palestra da consultora do Sebrae/MG e da Caixa Econômica federal e Andréia Salermo Miguel e Sousa, graduada em História e especialista em gestão de pessoas. A professora Andréa, antes de atuar como consultora, passou por experiências em sala de aula e em gestão escolar.

 Jorn.Gê Alves

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar