WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

09/10/2009 - Grupo de Trabalho visita microbacias do córrego Alegria.

Realizada esta semana, a primeira expedição na Área de Proteção Ambiental do Rio Uberaba pelo seu Conselho Gestor, presidido pelo diretor de Recursos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente (Seman), José Sidney, e composto pela Promotoria do Meio Ambiente, OAB, Câmara Municipal, IEF, Polícia Ambiental, Epamig, Universidades e ONGs.

Das treze microbacias que compõe a área, a primeira visitada foi a do córrego Alegria, que tem uma extensão de 8 quilômetros, com 13 nascentes, em uma área total de 1.540 hectares. Segundo José Sidney, foram escolhidos nove pontos estratégicos para diagnósticos nesse córrego, e explicou que durante essa primeira visita técnica, foram observados sinais de degradação ambiental em alguns desses pontos, bem como desmatamento nas cascalheiras, bolsões para retenção de água ineficiente, e lixos jogados fora das caçambas e na beira da estrada. Ele ressaltou que, por outro lado, o grupo concluiu que em grande parte é visível a preservação ambiental, onde cerca de 20% da vegetação é de mata nativa.

O trabalho proposto, que é um projeto piloto de recuperação e educação ambiental em parceria com os produtores rurais, faz parte de uma solicitação, por parte da OAB, à Promotoria de Meio Ambiente, em reunião que aconteceu no dia 22 de maio. Na mesma reunião, realizada na própria Promotoria de Meio Ambiente, foi criado um Grupo de Trabalho, do qual fazem parte todo o Conselho Gestor da APA do Rio Uberaba, além da Seman, Codau, Sindicato Rural, Emater, IFET, Copervale, Instituo Agronelli e demais instituições.

Departamento de Comunicação - Estagiário Darci de Freitas.

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar