WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

22/04/2014 - Uberaba dá início à segunda etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização

Cem por cento dos gestores e professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino (1º ao 3º anos do ensino fundamental) devem participar das ações formativas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC/2014, segundo informa a coordenadora local, a pedagoga Kátia Cilene da Costa. Para tanto, ela e as orientadoras de estudo participaram, entre os dias 30 de março e 4 de abril, da primeira reunião de formação na Universidade de Federal de Uberlândia – UFU.

A solenidade da aula inaugural do PACTO/2014, na Rede Municipal de Ensino, acontece no próximo dia 25, às 18 horas, na ACIU. Os encontros formativos acontecem até dezembro, aos sábados, na Universidade Federal de Uberaba - UFTM.

Kátia Cilene explica que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Uberaba, em conformidade com o PNAIC, continua a desenvolver ações formativas dos professores alfabetizadores, visando à melhoria dos índices educacionais em 2014. O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, dos Estados e Municípios, a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. As ações do Pacto na Rede Municipal de Ensino de Uberaba são realizadas mediante parceria com a Universidade Federal de Uberlândia – UFU - e a Prefeitura/Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Uberaba.

O Programa é estruturado em quatro eixos de atuação que englobam formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; materiais didáticos; avaliações sistemáticas; gestão, mobilização e controle social. Como incentivo, os participantes recebem, durante o curso, bolsa mensal no valor de R$ 200. A primeira etapa aconteceu no ano passado com foco na linguagem. Este ano, além da linguagem foi incluída a formação em alfabetização matemática. Na terceira etapa, em 2015, acredita-se que novos componentes curriculares sejam contemplados.

No âmbito da Rede Municipal de Ensino e Uberaba, as formações em língua portuguesa e matemática serão conduzidas pela coordenadora local e nove orientadoras de estudos que se reunirão na UFU, em encontros agendados no decorrer do ano para as definições das diretrizes, a fim da execução do programa e formação dos professores alfabetizadores.

 

Jorn. Gê Alves

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar