WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

09/10/2009 - Escola de Peirópolis incentiva o hábito da leitura como prazer e não obrigação

O mês de outubro na Escola Municipal Frederico Peiró será marcado pelo ápice do Projeto Estrelas da Leitura, elaborado pela professora da Sala de Atendimento Educacional Especializado, Maria Amélia de Almeida Pucci. A iniciativa começou em maio deste ano visando a estimular o gosto pela leitura. O projeto foi multidisciplinar envolvendo os conteúdos básicos como português, matemática, geografia, história e ciências, bem como valores humanos e educação física.

Maria Amélia explica que durante a execução buscou-se oportunizar a participação de todos os alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade, respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades. A atividade também serviu para demonstrar a necessidade de se estimular a desenvoltura dos alunos no trato com o público, favorecendo a socialização e a curiosidade pela “leitura do mundo”.
Social. Na opinião da educadora, para falar em educação como instrumento de ação reflexiva é preciso reconhecer a importância da leitura. “Importante porque a leitura como instrumento proporciona melhoria da condição social e humana. É necessário que se abra um leque de oportunidades para que isso aconteça na trajetória escolar do aluno, e que seja feito de forma atraente e divertida. Que a leitura seja prazer e não obrigação. Que a leitura se torne um hábito na vida do estudante”, completa.

Na opinião de Maria Amélia, para uma sociedade mais justa, solidária e humana é necessário investir na formação de alunos críticos, capazes de nortear sua vida, sua história, de participar e transformar o meio em que vive.

Realidade. Desta forma, a metodologia aplicada incentivou os alunos a elegerem notícias de revista ou jornal, textos datas comemorativas, novidades, receitas, contos e poesias para o Momento Cultural Semanal da Escola.  Os alunos da educação infantil fizeram leitura e apresentação oral de história, canto, declamação e textos de brincadeiras.

A cada semana, uma sala de aula foi responsável pela participação especial de seus alunos. E a cada apresentação, o aluno recebeu estrelas. Aspectos como postura, entonação, desenvoltura, interpretação e pontuação também foram observados.

Agora, no final deste mês, na culminância do projeto, o aluno que obtiver mais estrelinhas, dentre todas as salas, receberá um prêmio especial. Todo o material que os alunos levaram para apresentar está arquivado em uma pasta para acervo da escola. 
 
Jorn. Gê Alves
Departamento de Comunicação

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar