WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

16/04/2014 - Educação dará seguimento a Semana Saúde na Escola

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura está trabalhando em todas as escolas com o eixo de ação Promoção da Alimentação Saudável, um ciclo de palestras que aborda a temática “Quantidade de açúcar e óleo nos alimentos”. A atividade está sendo desenvolvida pela equipe de nutrição da secretaria de Educação em parceira com estagiárias da nutrição da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.

Os alunos e professores estão recebendo material ilustrativo, que aborda a importância para a saúde de se ter uma alimentação saudável. Nos Centros Municipais de Educação Infantil – Cemeis (crianças de 0 a 05 anos) o tema abordado é a “Importância do Consumo de Frutas” com a apresentação de uma peça teatral lúdica e interativa.

Essas ações são uma extensão das atividades da Semana Saúde na Escola realizada por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) que é executado no município pelas secretarias de Educação e Saúde.  O PSE é um programa intersetorial, de política pública, que aproveita o espaço da escola para desenvolver ações de avaliação, promoção e prevenção dos alunos e capacitação dos profissionais da saúde e educação para trabalhar na área.

A Semana Saúde na Escola teve início no dia 07 de abril e se encerraria na segunda-feira, dia 14. A equipe de nutrição, porém, decidiu realizar as atividades ao longo de todo o mês. “Estamos visitando as escolas e orientando os alunos quanto à alimentação. A ideia é promover uma prática alimentar saudável e alertar sobre os riscos do consumo em exagero de alimentos com muito açúcar ou óleo. Vamos continuar com essas visitas até o final do mês para tentar atingir todas as escolas municipais”, explica a nutricionista e uma das coordenadoras do projeto, Graziela Feliciano.

Nesta terça-feira, dia 15 a equipe esteve na Escola Municipal Maria Carolina Mendes e deverá comparecer na quarta-feira na Escola Municipal Frei Eugênio. Os teatros nos Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIs serão realizados após o feriado.

Em Uberaba, a primeira fase do PSE foi iniciada em agosto de 2013, com 91 escolas municipais, estaduais e creches, atendendo 42 mil alunos, de todas as faixas etárias e segue até julho deste ano. O programa é considerado um dos 16 projetos prioritários do governo Paulo Piau e é monitorado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

A Secretaria de Saúde desenvolve nas escolas teste de acuidade visual, verificação da situação vacinal, avaliação antropométrica e avaliação da saúde bucal. Também são feitas ações informando sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs e uso de álcool, tabaco e outras drogas.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar