WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

09/04/2014 - Biblioteca Pública Municipal comemora 105 anos com selo especial dos Correios

Nos 105 anos da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, um selo comemorativo foi lançado esta manhã pelos Correios em parceria com a Prefeitura de Uberaba em alusão à data.  No primeiro momento foram confeccionadas 120 folhas com 12 selos cada uma a serem utilizados doravante nas correspondências do Município.

A Biblioteca foi fundada em 8 de abril de 1809. EM 1971, por força de lei municipal, no Governo de Arnaldo Rosa Prata, a Biblioteca Bernardo Guimarães tomou lugar no edifício “Dr. Lúcio Mendonça de Azevedo, onde ainda permanece. Sua missão é promover o livre acesso à leitura, informação e cultura, atendendo de maneira contextualizada e qualificada à comunidade uberabense, assegurando o respeito à pluralidade étnica, ideológica e cultural e auxiliando no desenvolvimento científico e intelectual do cidadão na plenitude de sua formação.

O selo postal personalizado lançado é um selo de primeiro porte de carta comercial, válido em todas as agências postais do Brasil e é composto pela imagem da logomarca criada especialmente para as comemorações do aniversário da biblioteca pública Bernardo Guimarães.

Para os Correios, afirma o coordenador de vendas da regional Uberaba da Empresa Brasileira, que representa cerca de 40 municípios, Reinaldo de Morais, é importante aliar-se às boas práticas, especialmente eventos culturais e educacionais, haja vista que sua finalidade não é apenas comercial.

O ato de lançamento foi conduzido pelo gerente dos Correios, João Francisco de Sousa com a presença e participação direta do prefeito Paulo Piau, da secretaria municipal de Educação e Cultura, Silvana Elias, da diretora da Biblioteca, Ivanilda Barbosa e dos alunos-leitores Nathália Fontes Rossel e Matheus Henrique Dias Cirilo, respectivamente da escola municipal Uberaba e do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira.

João Francisco expôs experiência pessoal, tendo sido freqüentador da biblioteca e membro da Academia de Jovens Escritores. Ele chamou a atenção para a representatividade da Biblioteca na vida intelectual e histórica de Uberaba. “Mais que estrutura, não podemos nos esquecer da criatura humana, a essência de tudo”, completou.

O prefeito Paulo Piau entrelaçou a questão da segurança ao motivo do evento: os 105 anos da Biblioteca Municipal. E na sua fala, entremeada de dados estatísticos, passou pela importância da família para ‘virar o jogo’ e dos bons exemplos dos gestores públicos. “A mudança depende de cada um de nós e de nossas famílias. É preciso reconstruir a sociedade. O crime cresce vertiginosamente. A droga é o centro da preocupação”.

A secretária de Educação Silvana Elias considerou o momento como “ímpar”. “Falar da nossa biblioteca é falar de um mineiro arrojado e de grande importância para a literatura brasileira”, disse ela lembrando Bernardo Guimarães e que o selo poderá rodar o Brasil inteiro. A secretária também chamou a atenção dos alunos presentes para aderirem à filatelia e abriu as portas da rede de ensino para que um trabalho neste sentido possa ser efetuado pelos filatelistas da cidade junto à comunidade educacional. “Queremos os jovens se aproximando não apenas via tecnologia. O selo leva sentimento da gente, leva pessoas a pessoas e também processos históricos”, reforçou. E aproveitou para afirmar que a chegada da tecnologia não inviabilizou os livros e para admitir falhas na estrutura física da biblioteca. “Nós – eu e o prefeito Paulo piau – não desconhecemos os problemas da estrutura causados pela chuva, mas estamos com dificuldade porque não encontramos a planta baixa da última reforma”, lamentou.

Jorn. Gê Alves

Comunicação PMU 08/04/14

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar