WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

28/03/2014 - Arquivo Público promove treinamento para restauro e digitalização de jornais

Foto: Sebastião Santos

A Superintendência do Arquivo Público de Uberaba deu início nesta segunda-feira, dia 27, ao treinamento para o restauro e a digitalização dos jornais que fazem parte do acervo do Arquivo Público. Participaram do treinamento 12 pessoas, dentre funcionários do arquivo, técnicos do Arquivo Público Mineiro, coordenador do projeto e cinco alunos do curso de História e Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Esses alunos integram o projeto como bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais – FAPEMIG. O treinamento foi ministrado pelo técnico da multinacional Scan, Maximilian Adelmann.

O treinamento faz parte do “Projeto Hemeroteca Digital” que está sendo implantado em Uberaba em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES) e Arquivo Público Mineiro e tem como coordenador o historiador Bruno Silva Martins. Esse Projeto visa à criação dos laboratórios de digitalização e restauração de documentos para digitalizar todo acervo dos jornais e documentação.

“O projeto de digitalização será realizado pelo período de um ano. A intenção é que no futuro possamos oferecer cursos aos funcionários dos arquivos públicos da região para nortear os conhecimentos técnicos da nossa área. Uberaba está se tornando um pólo regional de documentação e irá trabalhar em prol dos Arquivos Públicos da região”, explica a superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik de Casanova.

Projeto Hemeroteca Digital

O projeto da Hemeroteca visa inicialmente digitalizar os jornais da cidade como Jornal da Manhã, Jornal de Uberaba, Lavoura e Comércio e Gazeta de Uberaba. Posteriormente o trabalho será estendido a todo o acervo do Arquivo Público, como atas da Câmara Municipal, documentos do cartório e os arquivos antigos como a Carta da Sesmaria de 1989.

Marta Zednik explica que para a realização do projeto, a instituição recebeu seis computadores e dois scanners. “Para digitalizar os jornais recebemos um scanner de alta resolução, inclusive existindo em todo o território brasileiro apenas outros 10 equipamentos igual a ele. Recebemos ainda outro scanner para documentos menores. Iguais a este existem cerca de 40 equipamentos no país”, afirma.

O projeto ainda prevê a climatização da instituição visando à preservação documental do município.  “Foi uma grande conquista, um fato inédito nos 28 anos de existência da Superintendência do Arquivo Público. É um grande avanço no que se refere à modernização dos equipamentos, treinamento de servidores e conhecimentos técnicos que conduz ao desenvolvimento da instituição arquivista de Uberaba, em consonância com o Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ” ressalta Marta.

Jorn. Natália Melo

 

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar