WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

21/03/2014 - Prefeitura capacita professores para desenvolver o empreendedorismo nas escolas

Foto: Sebastião Santos

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, e a Secretaria de Educação e Cultura - SEMEC realizaram, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, o 1º curso Cultura Empreendedora nas Instituições de Ensino visando à capacitação em empreendedorismo dos professores da rede municipal de ensino.  O curso foi realizado entre os dias 17 a 20 de março, na Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro – FCETM.

O curso, que teve carga horária de 8 horas, capacitou 35 professores orientadores que vão trabalhar com a Jornada Ampliada na rede municipal de ensino. “Esses professores vão dar o pontapé inicial a todas as atividades ligadas ao empreendedorismo que serão desenvolvidas no extra turno do tempo integral. Nossa proposta é trabalhar com esses professores para que eles consigam desenvolver um potencial empreendedor nos nossos alunos”, ressalta a diretora do Departamento Cultural, Edilene Leal.

De acordo com Edilene, esse curso é apenas o início das atividades em prol da jornada ampliada. “A Secretaria de Educação realizará encontros periódicos com os educadores. Tanto com a equipe de técnicos dos Sebrae quanto com os diretores das escolas. O empreendedorismo será trabalhado com os alunos durante o ano letivo e no final, será feita uma feira empreendedora com o trabalho dos alunos”, destaca.

O analista técnico da Regional Triangulo do Sebrae, Marcius Marques Mendes explica que o curso de capacitação Cultura Empreendedora nas Instituições de Ensino consiste em capacitar professores da rede municipal para que eles possam desenvolver nas escolas a disciplina do empreendedorismo, fazendo com que os alunos sejam despertados, desde o ensino fundamental, para a cultura de empreender. “Nosso programa de capacitação é importante por despertar nos alunos do ensino fundamental a cultura do empreendedorismo. Com essa ação, o Sebrae busca fazer com que as pessoas passem a empreender por oportunidade e criatividade e não só por necessidade”, justifica Marcius.

A gestora de Projetos da Sedec, Anne Roy Nobrega destaca a importância de fomentar o empreendedorismo nas escolas. “É bom destacar que não estamos falando apenas em fomentar nesses alunos a capacidade de abrir uma empresa, a base do empreendedorismo é muito mais do que isso, o que será trabalhado nesses alunos é a atitude, a capacidade em enfrentar os desafios e os problemas que surgem no dia a dia”, ressalta Anne.

As professoras que estão participando desse trabalho estão recebendo um incentivo financeiro de R$ 200,00 que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico conseguiu através de parcerias com empresas da cidade. “O valor não é grande, porém é bastante significativo já que ele mostra que não só o Governo Municipal, mas também as empresas de Uberaba estão interessadas em incentivar a capacitação dos profissionais da rede municipal e principalmente acreditam no resultado positivo que projetos como esse trazem para o município”, diz Anne.

O secretario de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, destaca que a realização desse curso é uma grande conquista para o município. “O Sebrae possui esse curso há cinco anos e eles nunca conseguiram desenvolver esse projeto em Uberaba. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, seguindo as diretrizes do Prefeito Paulo Piau, tem procurado atender não só a classe empresarial, mas também estimular as crianças e os adolescentes no desenvolvimento de um espírito de ser empreendedor”, afirma José Renato.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar