WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

17/03/2014 - Projeto da Coleta Seletiva é apresentado a cooperados e catadores de materiais recicláveis

Foto: Divulgação/SEMAT

A Secretaria de Meio Ambiente apresentou na última semana, o Projeto da Coleta Seletiva do município que está sendo desenvolvido em parceria com Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR. A apresentação foi realizada aos catadores de materiais recicláveis e membros da Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba – COOPERU.

Além de apresentar o projeto, a reunião ocorrida na última quarta-feira (12), teve como intuito também apresentar a metodologia de trabalho que será utilizada na estruturação e expansão da Coleta Seletiva no município. De acordo com a Gerente do Projeto da Coleta Seletiva Letícia Rezende Giani, o encontro apresentou aos cooperados e catadores, as três equipes técnicas que irão atuar no projeto.

“O encontro foi muito importante e era um momento que precisava acontecer. Nossas equipes conheceram a realidade dos catadores, a forma com que eles trabalham e as dificuldades enfrentadas no dia a dia. A partir desse diagnóstico as equipes irão estudar como inseri-los no projeto melhorando as condições de trabalho desses catadores e cooperados”, afirma Letícia Giani.

Das três equipes formadas, uma equipe ficou responsável pela estruturação da área física da cooperativa. Uma segunda equipe irá estudar as rotas e determinar os melhores caminhos para a implantação da coleta seletiva no município. E a terceira equipe irá cuidar da parte social, cadastrando e organizando os catadores no município. “Todas as equipes já deram início aos trabalhos. A terceira equipe está fazendo o levantamento de quantos catadores de recicláveis têm no município, autônomos e cooperados. Esse trabalho está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social – Seds”, explica Giani.

As três equipes são compostas por representantes das Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura, e de membros do CMRR, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM - e da COOPERU.

Letícia destaca que o projeto de Coleta Seletiva do município foi dividido em três etapas estratégicas: planejamento, implantação e manutenção. “Estamos fazendo o cadastramento dos catadores de materiais recicláveis do município com o intuito de convidá-los a participar do projeto de coleta seletiva. No momento a secretaria está estudando a possibilidade de realizar um encontro com os catadores para que eles conheçam a proposta do município”, ressalta Giani.

Os trabalhos de elaboração do Plano de Ações para Implantação da Coleta Seletiva tiveram início em agosto de 2013, quando a Prefeitura e o Centro Mineiro de Referência em Resíduos assinaram o termo de adesão ao Projeto Reciclando Oportunidades, do Governo do Estado.

Em função de um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC - firmado pela Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, o município recebe o apoio técnico do Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR - e do Serviço Voluntário de Assistência Social - SERVAS.

“Estamos trabalhando para que a Coleta Seletiva tenha resultados satisfatórios com a execução de um trabalho que exige dedicação e empenho de todos os envolvidos”, reforça Giani.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar