WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

11/03/2014 - Educação avalia estrutura da Rede Municipal

Há algumas semanas a Secretaria Municipal de Educação desencadeou uma ‘força-tarefa’, a fim de levantar as necessidades detalhadas da rede municipal no que se refere à estrutura das unidades. Comissão chefiada pela assessora Mônica Rodrigues do Nascimento, e que inclui um engenheiro, está visitando os estabelecimentos e, após isto promovendo e encaminhando o levantamento de necessidades à Secretaria Municipal de Infraestrutura ou - em caso de necessidade de projetos - à de Planejamento para que seja desencadeado o processo necessário. Entre as demandas já apresentadas está a necessidade de construção de salas em unidades como Laurencina Palmério, Monteiro Lobato e Frei Eugênio, que apresentam alta demanda e funcionam com salas anexas.

Emergências. Conforme Mônica, já foram visitadas cerca de 20 unidades escolares, entre escolas, Cemeis e Cemeas. A parte de mobiliário está em dia, sendo que recentemente tudo o que estava em desuso foi recolhido e substituído.

No entanto, quanto à infraestrutura, ela ressalta que durante os últimos anos não houve um trabalho maciço de reformas das unidades. E, por isto mesmo, o ‘raio X’ que vem sendo promovido aponta para muita precariedade, especialmente em coberturas e partes hidráulicas e elétricas. Mônica observa que para atender aos reparos e reformas de menor porte e, especialmente as emergenciais, a secretária municipal de Educação e Cultura, Silvana Elias, está propondo uma série de mudanças no orçamento da Pasta.

Grande porte.  Por outro lado, a assessora afirma que desde o ano passado uma série de grandes reformas teve início como nas escolas José Macciotti, Frei Eugênio e Frederico Peiró (no bairro rural de Peirópolis) e outras como na Professora Geni Chaves, Anísio Teixeira e Biblioteca Pública (que apresenta muitos problemas estruturais) estão em fase de licitação.

Diz ainda que construções de novas unidades do Pró-Infância (Eldorado e Cândida Borges já concluídas, e outras três em construção no Jardim Uberaba e Residenciais 2000 e Tancredo) vão desafogar um pouco alguns Cemeis. Da mesma forma, a escola do Copacabana - em fase final de construção - deverá beneficiar as escolas daquele entorno.

 

Jorn. Gê Alves

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar