WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

21/02/2014 - Prefeitura de Uberaba lança Programa Cidade Verde

O lançamento do Programa Cidade Verde da Secretaria de Meio Ambiente aconteceu nesta quinta-feira, dia 20, no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberaba. O programa faz parte de um eixo estruturante de conservação e valorização do meio ambiente, que tem por objetivo promover um aumento na conservação de áreas verdes urbanas com a perspectiva de melhorar o uso dos espaços territoriais integrando-os com o meio ambiente.

O programa será executado por meio de três projetos, o de criação de áreas verdes de lazer, o de Revitalização dos Parques Municipais e o Pró-Árvore que é o projeto de arborização urbana.

“O Programa Cidade Verde se justifica pela carência de áreas verdes de lazer e pelo baixo índice da floresta urbana do município. A intenção é promover melhoria na qualidade de vida na população fomentando a preservação e conservação ambiental”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Vinícius José Rios.

O Projeto de criação de novas áreas verdes de lazer tem por objetivo ampliar os espaços verdes no município, considerando por áreas verdes as, APPs - Áreas de Preservação Permanente, canteiros centrais das avenidas e rotatórias, as praças, as unidades de conservação urbana quando existirem, o jardim zoológico, os parques e os jardins institucionais.  

O projeto de revitalização dos parques municipais tem como objetivo promover o bem estar da população melhorando o uso desses espaços de lazer que promovem a interação da população e fomentam a educação ambiental. Será contemplada pelo projeto, a Mata do Carrinho, o Parque do Paço, o Parque das Acácias, o Zoológico Municipal – Parque Jacarandá e a Mata do Ipê que já foi contemplada pelo projeto e entregue à população toda revitalizada.

O projeto Pró-Árvore de arborização urbana leva em consideração o baixo índice de áreas verdes de Uberaba. “Já vimos muitas ações de plantio de árvore ocorrendo na cidade, mas hoje percebemos que elas não tiveram nenhum resultado. Árvore é um ser vivo que demanda cuidado. Não adianta apenas plantar mudas pela cidade que no futuro irão morrer ou terão de ser retiradas por terem sido colocadas em locais inadequados”, explica Vinicius.

O projeto prevê principalmente o planejamento do plantio dessas árvores para que a árvore correta seja plantada no local correto com o manejo correto. A intenção é evitar que, no futuro, árvores tenham de ser cortadas por destruírem o passeio, ou quebrarem muros e atrapalharem a rede elétrica.

Para o Prefeito Paulo Piau o secretario de meio ambiente, ao lançar esse projeto está fazendo uma provocação. “A proposta do Programa Cidade Verde é de corrigir problemas estruturantes da cidade que não vem cuidando dos seus espaços verdes como deveria. Mais importante do que plantar é cuidar das plantas, portanto é necessário que esse projeto caminhe junto com a Secretaria de Educação e que as crianças do município se conscientizem do valor dessas áreas e do cuidado que se deve ter com os espaços verdes na cidade”, destaca Piau.

Vinicius Rios explica que o trabalho de educação ambiental caminha paralelo a todos os projetos e ações da Secretaria de Meio Ambiente. A Educação Ambiental é um trabalho que é desenvolvido de forma constante nas escolas e com a comunidade no intuito de sensibilizar a população quanto à importância da preservação do meio ambiente.

 

Jorn. Natália Melo

 

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar