WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

15/02/2014 - Uberaba é premiada pela Funarte

A banda do Programa Jovem Músico - de educação musical - desenvolvido pela Prefeitura de Uberaba e que anualmente cumpre agenda com cerca de 50 apresentações acaba de ser premiada pela Fundação Nacional de Artes, a Funarte. O concurso é anual, realizado em todo o País, e visa a destacar as melhores bandas brasileiras, tendo como maior objetivo apoiar esta rica tradição brasileira.

Reconhecida, a banda do Jovem Músico, que reúne 20 estudantes com alta habilidade em instrumentos de sopro, foi premiada com instrumentos de ponta que representam R$ 32.420,00. A premiação (bombardão, clarineta, saxofone alto, trombone e trompa, todos da marca Yamaha) foi recebida na quinta-feira (13) em Belo Horizonte pelo regente Fernando Santana.

 A diretora do Departamento Cultural da Secretaria Municipal de Educação, Maria Edilene Ferreira Leal, comemora, e diz que mais que a premiação, o prêmio nacional da Funarte representa um grande incentivo ao trabalho desenvolvido, ressaltando que ele vai muito além da música propriamente dita, colaborando para a autodisciplina e desenvolvimento de grandes habilidades em todas as áreas do conhecimento.

 O Jovem Músico existe desde 2006 e além de sopro, mantém grupos de cordas, flauta doce, percussão, canto coral e fanfarra, numa iniciativa que reúne cerca de 900 alunos das 29 escolas municipais, sistematicamente. Para 2014, conta Edilene, busca-se inovar pinçando talentos da jornada ampliada (6º ao 9º ano) com habilidade para música numa visão de futuro.

 O prêmio. Em todo o Brasil o Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2013 entrega 751 instrumentos de sopro aos contemplados. São 187 bandas (de sopro e percussão), das cinco regiões do País premiadas.

 Guti Fraga, presidente da Funarte acredita que “as bandas precisam se renovar em todo o Brasil. Elas representam uma das manifestações artísticas mais relevantes do país – e nem sempre têm prioridade”. Guti destacou que a música é muito importante, como representação do Brasil no exterior, e como cultura, no próprio País.

Já o criador do Prêmio que está completando 40 anos, Celso Voltzenlogel, ressalta a alegria pela continuidade da iniciativa por parte da Funarte. “Graças ao projeto, hoje os mestres de banda encaram a qualificação como algo normal”, diz.  

 

Jorn. Gê Alves

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar