WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

12/02/2014 - Mata do Ipê recebe orquídeas

A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Semat) firmou parceria com o Círculo dos Orquidófilos de Uberaba (Coub) e promove melhorias na Mata do Ipê. Essa parceria prevê o plantio de 200 mudas de orquídeas por toda a mata e faz parte das ações que começaram em 2013 com a reforma. O trabalho de plantio começa na próxima quinta-feira (13) às 9h, e será realizado pelos funcionários da mata e pelos membros do Círculo dos Orquidófilos.

Segundo a diretora de Recursos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, Luciana Polati, o plantio dessas mudas aumentará a biodiversidade do local, além de agregar beleza. “Nosso intuito também é propiciar aos visitantes um ambiente cada vez mais agradável em que as pessoas se sintam bem”, completa a diretora.

O paisagista e presidente do Círculo dos Orquidófilos, João Francisco Damasceno diz que entre as mudas doadas para a mata estão a Phalaenopsis, Dendobrium e Catleias.  O Círculo dos Orquidófilos tem atualmente 25 membros e existe há 50 anos.

Em 2013 a Mata do ipê passou por uma grande reforma e o trabalho foi realizado pela Prefeitura de Uberaba, através das Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura, com o apoio de empresas da iniciativa privada. Dentre as modificações no parque houve o manejo florestal e a retirada dos galhos secos e plantas mortas. O plantio de mudas adequadas ao local foi realizado, como também a implantação de placas com a identificação das principais espécies de árvores existentes na mata.

As represas sofreram elevação das bordas, houve a desobstrução dos canais de água, o alambrado foi substituído por muro de alvenaria, as passarelas receberam madeiramento novo e as vias do parque foram pavimentadas. A acessibilidade foi prioridade estabelecida pelo plano de ação visando oferecer maior segurança aos visitantes do local, além da pintura geral e reforma total realizada nos banheiros. A rede elétrica também foi refeita.

A mata é um parque densamente arborizado no cruzamento das avenidas Guilherme Ferreira e Nelson Freire, criado em 1976, sendo parte dos projetos comunitários envolvendo conscientização e lazer.

Paulo Brandão

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar