WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

07/02/2014 - Prefeitura trabalha para formatar o novo modelo de destinação de recursos sólidos

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente participou de nova reunião realizada na quarta-feira, dia 05, no Centro Administrativo da PMU, com a equipe técnica do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), onde foram discutidos o desenvolvimento do Plano de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva de Uberaba. Essa ação visa atender a determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de que até agosto desse ano, os municípios no Brasil deverão criar e instalar um plano de resíduos sólidos e coleta seletiva.

De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente, Marco Túlio Machado Borges o andamento dos trabalhos está dentro do cronograma e a expectativa é que o plano esteja finalizado no meio do ano para que ele seja lançado durante a Semana do Meio Ambiente que acontece em junho.

“Em Uberaba sempre se discutiu a questão da coleta seletiva, só que sempre que foram feitas ações nesse sentido eram na verdade medidas pontuais sem um plano que abarcasse o projeto com começo, meio, fim, metas, objetivos, prazos, indicativos de eficiência, e cronograma. E acabou que esses projetos morreram e a coleta seletiva em Uberaba não existe”, afirma Marco Túlio.

Os trabalhos de elaboração do Plano de Ações para Implantação da Coleta Seletiva tiveram inicio em agosto de 2013, quando a Prefeitura e o Centro Mineiro de Referência em Resíduos assinaram o termo de adesão ao Projeto Reciclando Oportunidades, do Governo do Estado. O projeto contemplará sete fases, sendo elas: pré-requisitos, preparação, levantamentos, organização, definições, implantação e monitoramento.

“Faremos um programa estruturado. Demagogia é um negócio que não cabe mais no governo e não cabe principalmente nas questões ambientais. Para que um projeto de coleta seletiva tenha força deve-se ter uma educação ambiental eficiente, estruturação das cooperativas e dos catadores, estruturação financeira e um planejamento de trabalho. Não vamos dar conta de implantar um projeto como esse na cidade inteira de uma vez. Vamos definir pontos estratégicos e conforme o trabalho se consolidar ele será expandido para outros setores da cidade paulatinamente dentro do cronograma”, explica Marco Túlio.

Em função de um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC - firmado pela Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, o município recebe o apoio técnico do Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR - e do Serviço Voluntário de Assistência Social - SERVAS.
 
Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar