WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

07/02/2014 - CIM é inaugurado em Uberaba

Prefeitura de Uberaba inaugurou o Centro Integrado da Mulher (CIM) nesta quinta-feira, dia 06. A solenidade contou com a participação de diversas lideranças femininas de Uberaba e região, além de autoridades políticas. Para o Prefeito Paulo Piau a instituição será um local impar para atender de forma especial a mulher vitima de violência. Ele também destacou que este será o terceiro CIM no estado de Minas Gerais.
Durante o evento, a secretária de Desenvolvimento Social, Angela Dib, aproveitou a oportunidade para falar que o centro é um sonho antigo, porém somente depois da união entre secretarias foi possível sair do papel. “Toda a ideia de se montar o CIM começou em 2007, ainda na secretaria de Desenvolvimento Social, depois foi para a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, quando a Marilda Ribeiro estava à frente. Agora depois de anos se tornou uma realidade. Foram muitas lutas e agora o espaço vem para somar ao trabalho já desenvolvido pelo Município” pontuou Angela.
Elizabete Cardoso, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, pontuou que o sonho de ter um espaço específico para trabalhar com a mulher vitima de violência é antigo. “Esta unificação representa um avanço no atendimento prestado na cidade. O CIM agregará Coordenadoria Especial de Políticas Públicas Para Mulheres, o Centro de Referência da Mulher, e a Delegacia da Mulher. As três instituições continuarão a desenvolver diretrizes de assistência e garantia dos direitos, com orientações, encaminhamentos e apoio psicossocial às mulheres”, disse.
Várias pessoas tiveram a oportunidade de discursar sobre a importância do CIM para Uberaba, entre elas o Delegado-chefe do 5º Departamento de Polícia Civil, Ramon Tadeu Carvalho Bucci, o Deputado Estadual Tony Carlos, a Subsecretária de Educação, Marilda Ribeiro e a vereadora Denise Max. No entanto, todos ficaram emocionados com o depoimento da vereadora quando ela afirmou que já foi vitima de violência. “Não tenho vergonha de assumir que já fui vitima de violência domestica e entendo o que as mulheres que passam pela mesma situação enfrentam. E por isso parabenizo o Prefeito Paulo Piau pela iniciativa de reunir todos estes serviços” afirmou Denise.
“Infelizmente a segurança pública é um problema de todos, e inclusive será tema de uma audiência pública que vamos realizar com o Governador de Estado na próxima semana, mas reconheço que as polícias no geral, seja Militar, Civil, ou Federal, tem sido grandes parceiras do nosso governo. Esse espaço é mais um grande exemplo disto, vamos ter aqui serviços oferecidos pelo Município, que é o Centro de Referência da Mulher, da Secretaria de Desenvolvimento Social, a Coordenadoria de Políticas Públicas da Mulher, ligada a Secretaria de Governo, e a Delegacia de Crime Contra a Mulher, da Polícia Civil” finalizou o Prefeito Paulo Piau durante o discurso.
O CIM vai funcionar em horário comercial, das 8h às 18h, na rua Amaro Ferreira, n°221, Fabrício. Fora desse horário as mulheres que tiverem seus direitos lesados poderão acionar o 190 da Polícia Militar.
 
Jorn. Elisa Kiosz

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar