WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

28/01/2014 - Arquivo Público adquire novo acervo de jornal uberabense de 1884

Arquivo Público adquire novo acervo de jornal uberabense de 1884

O Arquivo Público de Uberaba adquiriu da Biblioteca Nacional edições do jornal O Waggon, em cópias digitalizadas, do período de 05/02/1884 a 17/08/1884. O principal objetivo do Jornal era defender os interesses da cidade e principalmente reivindicar as mudanças do traçado da via férrea Mogiana passando por Uberaba, Monte Alegre e sul de Goiás.

De acordo com a superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik de Casanova, o acervo tem uma preciosidade enorme. “Este jornal era dedicado aos interesses de Uberaba e das cidades de Prata, Monte Alegre e sul de Goiás. A ferrovia no traçado original partiria de Franca para o sul de Goiás, não passando por Uberaba. Diante disso, os empresários uberabenses se organizaram para mudar o projeto original, veiculando as matérias no jornal O Waggon, que contribuíram decisivamente para que o traçado da via férrea passasse por Uberaba, favorecendo o desenvolvimento da cidade, nos aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais”, destacou.

Casanova ressaltou, ainda, que a Mogiana contribuiu para a vinda do imigrante europeu, árabe e asiático, trouxe as tropas do 4º BPM, além de interligar vários estados e cidades acelerando o desenvolvimento econômico.

O jornal era uma publicação semanal, sob a direção de Manoel Felipe de Souza e José Augusto de Paiva Teixeira e propriedade de Felippe e Casusa. O escritório do jornal funcionava na Rua Vigário Silva.

 

Marcela Matarim / Estagiária de Comunicação

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar