WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

25/01/2014 - Programa Microbracias é lançado

Aconteceu hoje (24), no anfiteatro da prefeitura o lançamento do Programa Municipal de Manejo Integrado de Sistemas Agroambientais, denominado Programa Microbacias. O Projeto tem por objetivo executar ações voltadas para a prática integrada de manejo e conservação do solo com foco na recuperação e conservação de nascentes e demais corpos hídricos visando à melhoria da qualidade e vazão da água.

O prefeito Paulo Piau abriu a solenidade lembrando que o Programa Microbacias faz parte da sua linha de governo e que é um dos programas criados pelo governo municipal para melhorar a qualidade de vida da população. “O Microbacias tem fundamentalmente o aspecto ambiental, entretanto, afeta questões de cunho social, de saúde, de acesso, de segurança, de economia e desenvolvimento regional”, afirma Piau.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Rodrigues, entre as ações está a adequação das estradas rurais com integração dos terraços, adequabilidade ambiental do uso de ocupação das terras, construção de fossas sépticas, plano de gerenciamento e o atendimento das exigências legais.

“Faremos um trabalho sistemático do uso racional do solo, de modo que a produção agropecuária seja favorecida, mas sem o comprometimento do mesmo para o uso das futuras gerações”, informa o secretário.

O projeto prevê também uma série de ações que vão desde o mapeamento e diagnóstico de nascentes e corpos hídricos, proposição de intervenções físicas nas estradas e propriedades rurais, até a formação técnica dos produtores rurais em manejo e conservação.

No final da solenidade o prefeito Paulo Piau, o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Rodrigues e representantes do IFTM (Instituto Federal do Triangulo Mineiro) assinaram o termo de cooperação técnica que prevê o auxilio do Instituto Federal em relação ao uso de tecnologias para alcançar o objetivo do projeto.

No evento estiveram presentes representantes da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), do Sindicato Rural de Uberaba, da ABCZ (Associação dos Criadores de Zebu), IFTM e do GD8 (Comitê da Bacia do Baixo Rio Grande).

Paulo Brandão

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar