WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

15/01/2014 - Prefeitura reforça rede de ensino e anuncia a construção de duas novas escolas em Uberaba

Além disto, seis novos Cemeis estão em construção e serão entregues ainda este ano.

Duas novas escolas municipais foram anunciadas hoje pela Prefeitura de Uberaba, através da secretária municipal da Educação e Cultura, Silvana Elias, com recursos da ordem de R$ 5 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)/Plano de Ações Articuladas na Educação. Uma das unidades será erguida no Jardim Itália e, outra, no Parque São José. A conquista esteve atrelada à exposição de motivos pela secretária com o desenvolvimento de programa de fomento político com acompanhamento técnico.

As duas escolas, cujas obras devem ser iniciadas no meio deste ano e concluídas em 2015, vão atender a cerca de 600 alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano), sendo que a possibilidade de serem de tempo integral ainda será avaliada. O MEC hoje, segundo Silvana Elias, prioriza escolas menores dentro da lógica de atendimento às individualidades, interação comunitária (conhecer a todos) e mais espaços alternativos como brinquedotecas, salas de informática, bibliotecas, entre outros.

A escolha dos locais para abrigar as novas unidades de ensino, levou em conta, conforme a secretária, a alta demanda verificada naquela região, sendo que a Escola Artur de Melo Teixeira, no Uberaba I, e a Irmão Afonso, no Elza Amuí, já não suportam toda a necessidade. Silvana observa, por exemplo, que antes, salas anexas eram alugadas, mas agora os alunos excedentes são transportados diariamente para escolas nas proximidades. “Precisamos ofertar mais vagas para aquela região”, ratifica.

Mais pedidos. Amanhã a secretária volta ao FNDE, desta vez para pleitear e defender novas ampliações da estrutura educacional da Rede Municipal de Ensino. Ela lamenta que escolas como a Frei Eugênio e a Padre Eddie Bernardes que hoje atendem, cada uma, entre 400 e 500 alunos, poderiam estar beneficiando cerca de 800 estudantes cada uma, se tivessem sido ampliadas anteriormente.

Quanto às escolas de educação infantil – os Cemeis – seis novas unidades serão entregues este ano à comunidade, sendo que dois deles serão inaugurados já no início deste ano letivo, em fevereiro. Outro (o sétimo) está projetado e deve entrar em atividade no início de 2015.  Com a remodelação do sistema de ensino municipal o número de professores em sala de aula foi maior em 128 em 2013 com relação a 2012. Para 2014, outros cem professores devem integrar a Rede, a partir de concurso.

 

 Cerca de 1,3 mil estudantes são transportados todo dia pela Prefeitura no perímetro urbano

 

Entre os números apresentados por Silvana Elias, pelo menos um impressiona bastante. De acordo com ela, o Município transporta dentro da zona urbana cerca de 1,3 mil alunos. São aqueles alunos que não conseguem vagas nos bairros em que moram e que tem que ser levados para outras comunidades urbanas.

O motivo? Silvana avalia que tenha sido a falta de planejamento. “Expandiu-se muito as populações de algumas regiões/ bairros com o Minha Casa – Minha Vida{Programa habitacional do Governo federal voltado para a baixa renda} e não se construiu equipamentos sociais”, afirmou.

Este descompasso, além de gerar uma alta demanda de transporte escolar urbano, também levou à extinção de espaços alternativos – importantes sob o aspecto pedagógico – em muitas escolas, como bibliotecas, por exemplo.

Jorn. Gê Alves

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar