WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

10/01/2014 - Aprovados em curso para diretor escolar serão encaminhados para unidades que não tiveram interessados ao cargo

Diferente de informações veiculadas, das vagas abertas para consulta popular para os cargos de diretor de Cemeis e escolas de ensino fundamental da Rede Municipal, um terço das vagas (bem menor que o divulgado), basicamente da educação infantil, não foi preenchida. O esclarecimento vem da secretária municipal de Educação e Cultura, Silvana Elias.

Silvana observa que esta foi a primeira vez que os cargos de direção de Cemeis foram colocados para a consulta democrática. Assim, ressalta que até então reinava a cultura da indicação. “Mudar conceitos é um processo complexo”, diz ela, ressaltando que das unidades de ensino fundamental apenas sete não tiveram diretores ‘eleitos’.

“Recebemos a educação infantil funcionando como creches. Hoje ela é trabalhada como uma escola básica para o ensino fundamental. Não mais como subescola”, afirma a secretária. Ela anuncia, inclusive, que a nomenclatura está mudando de Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) para Escola Municipal de Educação Infantil (Emei).

Para fazer frente às vagas não preenchidas no sistema, uma comissão tem até o próximo dia 15 para avaliar o perfil e experiência dos candidatos aprovados no curso de formação para diretores que antecedeu à consulta, mas que não foram os escolhidos pelas suas respectivas comunidades. Conforme ela, tudo isto atende à previsão do edital. “Deste rol sairão os diretores a serem encaminhados para as unidades que não ‘elegeram diretores”, obedecendo o perfil de cada instituição de ensino.

A secretária destaca também os salários extremamente defasados de diretores, fruto de lei – que considera equivocada – e que atrelou os vencimentos do cargo ao de diretor de departamentos administrativos. Isto – anuncia – será revisto. O subdiretor tem salário equivalente a chefes de seções administrativas.

Enquanto isto, os salários dos professores foi melhorado em 16,75%. Isto – conforme Silvana Elias – foi uma das grandes questões identificadas para obstaculizar muitas candidaturas, já que torna-se, muitas vezes, economicamente mais vantajoso dois cargos em sala de aula.

O Plano de Carreira que está sendo revisto, lembra a secretária, já prevê este divórcio da remuneração de diretor e subdiretor escolar com o do pessoal administrativo como um todo. “Até a origem dos recursos é diferente, via Fundeb”, completa.

 

Jorn. Gê Alves

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar