WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

08/01/2014 - Arquivo Público lança três obras em 2014

O Arquivo Público de Uberaba prepara para lançar três obras literárias em 2014. O primeiro deles, que deve ser lançado em abril, é sobre a história da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), no século XIX. Em junho, próximo a Copa do Mundo, será lançada uma revista com a história do futebol em Uberaba. E em meados de agosto, um livro com atas da Câmara Municipal, também no século XIX.

De acordo com a superintendente, Marta Zednik de Casanova, as edições das obras da Epamig e da Câmara foram desenvolvidos em 2013 e já estão prontas. Já a revista sobre futebol está em fase de finalização.

Casanova adiantou que o livro “Epamig de Uberaba na Vanguarda da Pesquisa” contém cerca de 350 páginas e conta a história da empresa que foi referência em desenvolvimento agrícola, pecuário e em pesquisas sobre genética de bois. “A Epamig tem um papel fundamental na cidade e é responsável até mesmo pelo feijão Uberabinha, que foi descoberto em Uberaba”, destacou.

Já “Os Anais da Câmara Municipal” contará a história do legislativo e da vida do município, no período de 1857 à 1900. A obra será um catálogo impresso com cerca de 100 páginas, em uma contextualização da Câmara e diversas fotos e dentro dele haverá um encarte com CD-Rom, com todas as atas do período, transcritas na íntegra. “Será uma enorme obra que servirá de termômetro da política, cultura e economia da cidade. É a contextualização da Câmara, além de um resgate para a história universitária. O material também vai contar com a história da Guerra do Paraguai e do Código de Posturas”, ressaltou a superintendente do Arquivo Público.

A revista “Aspectos da História do Futebol Profissional e Amador” terá em torno de 50 páginas com depoimentos de atletas, familiares e amigos, além de diversas fotos. “O momento do lançamento casou com a Copa do Mundo”, lembrou Marta Casanova.

Segundo a superintendente, 1000 exemplares de cada obra devem ser distribuídos entre universidades da região, Academia de Letras, segmentos de instituição de ensino, ligas de futebol e arquivos públicos da região. “Ficamos muito felizes de contemplar o município com trabalhos maravilhosos, resgatando a história e fornecendo instrumento de ensino”, concluiu.

 

Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar