WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

24/12/2013 - Arquivo Público de Uberaba faz balanço positivo de 2013

Após a conquista do acervo do Jornal Lavoura e Comércio, da Coleção Circo-Teatro e da realização do 1º Encontro de Arquivos Públicos Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, o Arquivo Público de Uberaba fecha o ano de 2013 com saldo positivo.

De acordo com a superintendente de Arquivo Público, Marta Zednik de Casanova, a instituição recebeu visitas importantes, como a do Arcebispo de Uberaba D. Paulo Mendes Peixoto, da diplomata da Eslovênia Darja Radic e do cientista Matjaz Kunave, responsável pela pesquisa em “Energia Verde”.  “Pela primeira vez um Arcebispo visitou a instituição e deu indicativos favoráveis para que os pesquisadores da Superintendência tenham acesso aos ricos acervos da Arquidiocese, das Igrejas da Catedral e da Adoração Perpétua. Assim, os pesquisadores passam a ter maiores subsídios para aprimorar a pesquisa histórica, para que as gerações futuras possam conhecer a história da cidade e Região”, ressaltou. O embaixador da Namíbia Lineekela J. Mboti e os pesquisadores russos Fedor Ratnikov e Anastasia Zhukovskaya também visitaram a Superintendência.

O Arquivo Público em parceria com o Instituto Agronelli lançaram o livro “Meu Bairro tem história, Eu tenho Futuro”, em novembro. A edição conta com histórias dos alunos de algumas escolas estaduais e municipais e faz parte do projeto “Cultivando Cidadania: Cultura e História do Meu Bairro”.  “Esse projeto é muito importante, porque reconstrói a história dos bairros, fazendo com que os alunos se identifiquem e se insiram no espaço, além de ampliar a cidadania”, destacou Casanova.

A Superintendência também orientou as secretarias municipais de Uberaba para cumprirem a política de Gestão de Documentos e Informações Municipais (GSDIM), implantada pela Lei 10082/2006, como forma de assegurar a organização, controle, proteção e preservação do patrimônio documental.

A instituição ainda promoveu o 1º Encontro de Arquivos Públicos Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. “Foi um fato inédito, que reuniu aproximadamente cem pessoas para discutirem as políticas de arquivos públicos municipais com a participação de técnicos, historiadores, advogados e arquivistas de renome no país”, enfatizou a superintendente.

Em novembro, o Arquivo Público arrematou o acervo do Jornal Lavoura e Comércio, durante leilão público judicial. O lance de R$ 180 mil garantiu a prefeitura a aquisição do acervo de edições e também fotográfico. Ao todo são mais de 900 mil fotos. O Jornal Lavoura e Comércio é considerado o jornal mais antigo de Minas Gerais e o terceiro mais antigo do Brasil.

A Superintendência estabeleceu, ainda, um projeto em parceria com o Arquivo Público Mineiro, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) para a implantação da Hemeroteca Digital, que contemplará também os laboratórios de Restauro e de Digitalização. O objetivo é digitalizar primeiramente o Jornal Lavoura e Comércio.

Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar