WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

21/12/2013 - Educação lança revista, presta contas e faz anúncios para o próximo ano

O evento de lançamento da Revista Escola do Caminho – Vereda que ensina, humaniza e transforma, veículo de comunicação criado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e desenvolvido em parceria com a Comunicação da Prefeitura, esta manhã, no anfiteatro do Centro Administrativo Municipal serviu também para uma prestação de contas do trabalho desenvolvido em 2013, exposição dos avanços já garantidos para 2014 e reconhecimento às gestoras das unidades de ensino que encerram seus mandatos neste fim de ano.

Trata-se de um novo e importante canal no qual educadores podem publicar: relatos de atividades e projetos desenvolvidos, ideias, comentários, entrevistas, resenhas, sugestões, indicações, charges, causos,

Enfim, textos de diversos gêneros, de autoria própria.

A secretária Silvana Elias iniciou a fala com frase do monsenhor Juvenal Arduini: “Educar é acelerar a evolução do homem, é leva-lo a planejar o futuro e a construir a sua existência.Não basta que exista educação para que um povo tenha seu futuro garantido.”  E continuou: “Para nós , do Governo Paulo Piau está clara a concepção de homem, de mundo que queremos construir pela educação. Queremos formar, pela nossa proposta educativa, homens e mulheres críticos, éticos, solidários, comprometidos com as transformações e apelos da realidade. Queremos em nossa educação mestres de lutas, de esperança e de vida”.

Silvana lembrou o diagnóstico realizado no primeiro semestre qeu subsidiou a Semec na definição de programas, projetos, metas e estratégias que nortearam o Plano Municipal de Educação para o período 2013-2016.  E citou avanços, como o reajuste salarial de 6%, em março, mais 9.75% em agosto, retroativo a janeiro e a ampla revisão do Plano de Carreira do Magistério que deverá ser apresentado à categoria no início de 2014.

Grande desafio que o diagnóstico sinalizou e corrigido para 2014, foi a alta rotatividade dos professores e profissionais em geral. Chegou-se, segundo ela, a 72% de contratados na educação infantil e 46% no Ensino Fundamental. Nesse sentido foi realizado concurso público e estão em curso convocações para nomeação de mais de 500 profissionais. Aliado a tudo isso, aconteceu o processo de certificação dos diretores das Unidades Escolares inclusive os CEMEIS.

Ainda dentro da política de valorização profissional, Silvana destacou os 23 cursos de qualificação, sem custos para o município em parceria com a UFTM e a parceria com o Governo federal para a realização do PNAIC, uma proposta arrojada de qualificação de profissionais  alfabetizadores pelo qual foram qualificados 214 professores, que atuam do 1º ao 3º ano na rede municipal. Ainda como estratégia de valorização profissional, a secretária informou que está em fase final de organização, para inauguração no início de 2014 a Casa do Educador.

Outro destaque na fala de Silvana Elias foi sobre a Educação Inclusiva,com a implantação de salas de Atendimento Educacional Especializado/ AEE em 99% das unidades, atendendo atualmente mais de 800 crianças com dificuldades de aprendizagem ou altas habilidades. Nesta seara anunciou que está em fase de implantação o Centro de Referência de Educação Inclusiva.

Sobre o diagnóstico propriamente dito, a titular da Pasta, aponta para um resultado assustador, “em que se constatou que aproximadamente 30% dos nossos alunos perdiam o bonde da história por reprovação, abandono ou evasão”. Foi aí que se implantou a ASIP - Ação Sistemática de Intervenção Pedagógica. Para as pessoas excluídas da educação formal no passado, em parceria com a UFTM, buscou-se agregar valor e cidadania à Educação de Jovens e Adultos - EJA por meio da aliança EJA- Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC.

O Diagnóstico da  Rede Municipal também atestou condições precárias de infraestrutura no início deste ano na maioria das Unidades. Problemas verificados também no transporte escolar que foram corrigidos e gerou economicidade, sem prejuízos ao serviço prestado. Este ano cresceu o número de alunos transportados e a quilometragem foi reduzida.

2014. Além de medidas que assegurem a aprendizagem dos alunos, outras ações foram definidas e serão implantadas em 2014. Silvana Elias anunciou a aplicação das Matrizes Curriculares em todas as etapas da Educação Básica; implantação de nova proposta de Escola Tempo Integral; fomento à criação dos Grêmios Estudantis. E mais, além das reformas necessárias em várias unidades, também serão inauguradas, no início de fevereiro, mais duas Unidades de Educação Infantil, nos Bairros Cândida Borges e Eldorado e previstas, para 2014, as inaugurações no Residencial 2000, Tancredo Neves, Jardim Califórnia, Jardim Uberaba e Recreio dos Bandeirantes e uma Escola de Ensino Fundamental para 800 alunos por turno, no Jardim Copacabana.

 Paulo Piau diz que seu governo tem Coragem

 

 O prefeito Paulo Piau passou a mensagem de coragem administrativa ao dizer que seu Governo não tem medo e não foge dos enfrentamentos necessários para tomar decisões e avançar.

“Se for bom para Uberaba, faremos com gestão, responsabilidade e transparência”, afirmou. Reforçou as novas conquistas como o gasoduto, a inclusão do rodoanel no PAC; a aquisição do acervo do centenário Jornal Lavoura e Comércio, terminal da Vale Logística. “Só neste Governo, este ano, negociados R$ 6 bilhões para a cidade”, ressaltou.

Piau disse ter consciência de que tudo isto exigirá do Município incremento de estrutura, sobretudo na área da saúde e educação. E diz que o Governo o está focado nisto.

Para a área da educação, o prefeito reforçou os anúncios da secretária Silvana Elias e dirigiu-se aos professores presentes para, sobre o piso nacional, garantir: “A gente vai chegar lá”.

 

Homenagens emocionam diretores

 

Primeiros exemplares da revista foram entregues aos integrantes da mesa de autoridades pelos alunos Cecília de Jesus Bonifácio e Antônio Lopes Lucas Neto e pela professora com quase 30 anos de sala de aula em educação infantil, Lindaura Ferreira Vaz Barreto.

O professor e artista José Maria Madureira, inusitadamente, ‘invadiu’ o local interpretando poema do mineiro João Cabral de Melo Neto: “Tecendo a manhã”. O agradecimento da secretária de Educação ao trabalho das diretoras (todas chamadas ao palco) e a quebra de protocolo pela diretora da Escola Municipal Laurencina Palmério entoando ‘em capela’ uma canção, levou várias diretoras às lágrimas.

Participaram do evento, os vereadores Edmilson de Paula, João Gilberto Ripposati e Marcelo Machado Borges; o superintendente regional de Ensino, Eduardo Callegari e o pró-reitor da UFTM, Acir Mário Karwoski. Também prestigiaram o evento representantes do Comando do Corpo de Bombeiros, e os presidentes do Sindemu, Adislau Leite e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Luis Carlos.

  Jorn. Gê Alves

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar