WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

14/12/2013 - Semat é representada no Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas

Representando a prefeitura de Uberaba, o subsecretário de Meio Ambiente e Turismo (Semat), Marco Túlio Machado Borges Prata, participou do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas, esta semana, no Centro Administrativo em Belo Horizonte. Na quarta ele também esteve presente no lançamento da 2ª etapa do Sistema Estadual de Informação sobre Saneamento, na Fundação João Pinheiro.

De acordo com o Marco Tulio, no Fórum foram discutidas políticas públicas das bacias hidrográficas, além da gestão dos recursos hídricos de Minas Gerais. Ao todo, 26 Comitês do estado foram representados, além da participação da diretora geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo e do coordenador estadual das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, Carlos Eduardo Ferreira Pinto. “Foi a última reunião de 2013, então fizemos prestação de contas para fechar o ano, discutindo sobre o que foi feito e planejando para o ano que vem, em busca de melhoria e aperfeiçoamento nos pontos que são necessários. Foi muito produtivo”, explicou.

Na Secretaria do Meio Ambiente do Estado, Marco Túlio Machado participou de uma reunião que teve como ponto principal a questão dos recursos hídricos do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro).  “O prazo para a manutenção do Fhidro era até o final desse ano e agora ele foi estendido por tempo indeterminado. O Fhidro é o que dá sobrevivência aos Comitês de Bacia”, afirmou.

Durante a viagem, o subsecretário também se reuniu com o secretário adjunto do Meio Ambiente para do Cadastro Ambiental Rural Mineiro (CAR). “O Governo Estadual já assinou convênio com o Governo Federal para implantar o CAR. A expectativa é que comece a funcionar na primeira quinzena de janeiro”, adiantou.
Cerca de 10 pessoas participaram da reunião, entre representantes de entidades civis, usuários do sistema, representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e da Federação das Industrial de Minas Gerais (Fiemg). “A viagem contou com três dias de trabalho intenso, com reuniões na parte da manha e tarde, que trouxeram notícias que nós da Secretaria e os produtores de Uberaba aguardávamos há algum tempo. Os produtores tinham, por exemplo, uma ansiedade muito grande do CAR”, finalizou Marco Túlio.
 

Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar