WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

13/12/2013 - Comunidades escolhem diretores das unidades municipais de ensino no domingo

Pela primeira vez, este ano, está garantida eleição direta também para as administrações dos Cemeis

Acontece no domingo durante todo o dia a consulta popular para a escolha de diretores de escolas municipais e Cemeis em Uberaba. Poderão votar alunos com mais de 12 anos, pais, professores e serviçais. O resultado será oficialmente divulgado dia 19, próxima quinta-feira.

Na manhã da última quarta-feira, dia 11, no anfiteatro da Escola Uberaba, a subsecretária municipal de Educação e Cultura, Marilda Ribeiro de Resende, se reuniu – pela segunda vez - com as comissões eleitorais de cada unidade e, mais que garantir o suporte da comissão geral que permanecerá de plantão das 8 às 18 horas de domingo na Secretaria, pediu isenção.

“Nós confiamos na imparcialidade de vocês na condução do processo”, afirmou Marilda. Os motoristas do transporte escolar também passaram por reunião dias atrás com a mesma orientação: que se mantenham imparciais. “Quem tem contrato com a Prefeitura, não pode beneficiar um ou outro candidato”, completa.  

A intenção é que o pleito seja legítimo, democrático e transparente. Para o dia da consulta popular, a Prefeitura garantiu o transporte dos votantes, a partir de listagem prévia, tanto para a zona urbana como rural no período da manhã. A idéia é que maior número de pais, alunos e trabalhadores da Educação possam votar e, ao mesmo tempo, evitar um possível transporte de eleitores por candidatos.

Ainda na linha de manter o foco na lisura plena do processo, a Prefeitura firmou convênio com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa/Fundep, ligado à Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG a quem coube conduzir todo o processo.

Os diretores eleitos passarão, em janeiro, por 40 horas de formação na lógica do Plano Municipal de Educação, que, informa a secretária municipal de Educação, Silvana Elias, já está pronto. Ela ressalta ainda que o Plano de Carreira vai prever a avaliação dos diretores, que passa pelo pedagógico e administrativo, a fim de garantir resultados permanentes.

Todos os candidatos passaram por curso de qualificação de 20 horas no período de 13 a 16 de novembro, seguido de prova de conhecimento técnico no dia 17 de novembro.

 

Jorn. Gê Alves

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar