WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

04/12/2013 - Educação infantil fecha ano letivo rememorando Cândido Portinari

Inclusive telas vivas das obras do pintor serão demonstradas quinta à noite no Vera Cruz
 
Quem for ao Cine Teatro Municipal Vera Cruz às 19 horas desta quinta-feira, dia 5, será transportado para “O universo infantil de Cândido Portinari” – “Candinho”, o pintor que encantou o Brasil e o mundo e cujo centenário é comemorado este ano.

Não foi à toa que a Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Educação escolheu o artista para marcar o encerramento das turmas de cinco anos. Portinari que certa vez explicou porque pintava tanto menino em gangorra e balanço, justificando que era “para botá-los no ar, feito anjos”, foi de certa forma um artista lúdico. Sua obra, muitas vezes retrata brinquedos e brincadeiras, enfim ao universo infantil.

Mais de 400 crianças vão retratar a personificação de Portinari com releituras de suas obras, através de exposição de trabalhos, telas vivas do pintor e coral com mais de 200 vozes em homenagem à sua última tela - ‘Guerra e paz’.

O trabalho desenvolvido, explica a chefe da Seção de Educação Infantil Renata Inácio de Freitas proporcionou a socialização e o resgate das brincadeiras de rua como pula corda, pula carniça e rodas, bem como de brinquedos como pipa, bola, bilboquê e pião.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a vasta obra, assim como a biografia do pintor e através das releituras oportunizou-se o estimulo à criatividade, à autoconfiança, à curiosidade, à descoberta e ao prazer pela ludicidade. “Brincando, a criança explora o mundo e descobre múltiplas possibilidades em resolver os conflitos. Como diz Vygotysk, ‘o homem não se constrói só... ’, assim, fazer as conquistas no que se refere ao ser humano, aprimorá-lo para formar um cidadão crítico e construtivo de sua própria história é nosso grande desafio”, encerra Renata Freitas.

 

Jorn. Gê Alves

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar