WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

29/11/2013 - Café com COMAD reúne poder público e sociedade civil

O Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) realizou, nesta quinta-feira (28), o 1° Café com o COMAD. O evento, que aconteceu na Casa dos Conselhos, reuniu os secretários de Desenvolvimento Social (Seds), Esporte e Lazer, Governo  e Saúde, além de representantes das instituições que trabalham com dependentes químicos, do programa do Governo Estadual Papo Legal, da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT), Federação Brasileira das Organizações de Atendimento à Dependência Química (Febradq), dos Conselhos de Municipais de Assistência Social (CMAS), e do Direito da Criança e Adolescente (COMDCAU).

Para a presidente do COMAD, Valéria Guimarães, o encontro serviu para agradecer a parceria entre as instituições e o poder público e também para dialogar com todos os setores, inclusive com a sociedade civil. “Queríamos fortalecer esse vinculo com o governo, estreitar as relações e fazer essa articulação política em Uberaba e na região, pois o conselho conseguiu reunir 11 termos de compromissos assinados pelos prefeitos das cidades vizinhas” pontuou Valéria.

A secretária da Seds, Angela Dib abriu o evento e destacou a preocupação do governo com a questão dos dependentes químicos. “Na secretaria estamos bem envolvidos com as instituições, mas acredito que também é importante ressaltar o trabalho desenvolvido na base com a prevenção, com ações que evitem que nossos jovens se envolvam com as drogas” observou.

O Secretário de Governo, Wellington Cardoso, aproveitou a oportunidade para falar da importância da parceria entre o poder público, conselho e as instituições. “Há alguns anos quando se fazia reuniões com as comunidades terapêuticas, raramente tinha representantes do governo. A prefeitura hoje entende a necessidade de estar engajado nesta luta. Se não existissem as comunidades estaríamos vivendo um caos pelo avanço das drogas. No entanto, esse é o inicio do trabalho, ainda temos muito que fazer para conseguir ganhar esta luta” ressaltou o secretário.

A integração das secretarias também foi elogiada pelo secretário de saúde, Fahim Sawan, que apontou a complexidade de se trabalhar no tratamento de dependência química. “Há muito tempo a dependência química deixou de ser apenas um problema de saúde. Queremos trazer para Uberaba o primeiro modelo de acompanhamento total do dependente, começando pela base, até o acompanhamento posterior dessa pessoa” explicou Fahim.

“Estamos em um novo momento e a secretaria de Esportes está diretamente envolvida, tanto para ajudar na recuperação, como na prevenção às drogas. Nesse sentido estamos desenvolvendo projetos para ocupar mais os espaços públicos, e a participação do estado nessa reunião mostra o comprometimento não apenas do município e das instituições, mas de todos contra as drogas” finalizou o secretário de esporte de lazer Alan Carlos da Silva.

Jorn. Elisa Kiosz

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar