WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

27/11/2013 - Uberaba sedia 1º Encontro de Arquivos Públicos Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

O encontro teve inicio na manhã desta terça-feira (26) e prossegue até no final da tarde da quarta-feira (27), na sede do Arquivo Público de Uberaba. Vários representantes de Arquivos Públicos da região e de outros estados, a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, marcam presenças no evento.
 
O objetivo do encontro é reunir profissionais de arquivos públicos, órgãos governamentais, historiadores, pesquisadores, universitários e instituições de ensino para juntos conhecer e discutir a implantação de políticas publicas de arquivo, como também a gestão de documentos e informações e a democratização do acesso à informação.

Foto: Sebastião Santos


 
Na abertura do evento a superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik de Casanova destacou a importância da memória de documentos através da preservação da história, como também da criação da lei que responsabiliza os município e entidades quanto à gestão desses documentos. “Temos que investir mais em ações de preservação. Hoje em dia não podemos mais guardar os documentos como se fosse um amontoado de papeis. São necessários critérios e locais adequados, inclusive com pessoas especializada para o serviço”, disse Marta Zenedik.
 
A superintendente do Arquivo Público de Uberaba destacou ainda a importância dos documentos no trabalho visando auxiliar a sociedade de forma geral, através de pesquisas e de material de divulgação.
 
O encontro teve ainda, em sua programação, a palestra alusiva as “Ações do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) voltadas para os Arquivos Públicos Municipais”, que foi ministrada pela conselheira integrante do CONARQ, Domícia Gomes Borges.
 
O advogado e controlador do município de Uberaba, Paulo Leonardo Vilela Cardoso proferiu palestra em torno da “Lei de Acesso à Informação”, e encerrando os trabalhos do primeiro dia do encontro, a diretora do Arquivo Público de Itatiba, Daise Apparecida de Oliveira, ministrou palestra explorando o tema a “Institucionalização de Arquivos Públicos Municipais e Implantação de Políticas de Gestão Sistêmica de Documentos e Informações Municipais”.
 
Nesta quarta-feira, a partir das 9h, será ministrada a palestra “Lei de Acesso à Informação na Consolidação da Democracia”, ministrada pelo juiz federal aposentado e historiador, Paulo Fernando Silveira. Já às 11h haverá o intervalo para o almoço e às 14h acontece à palestra “A Experiência do Arquivo Público Mineiro na Implantação da Gestão de Documentos”, proferida pela assessora da Diretoria de Gestão de Documentos, Fátima da Silva Corfino. No encerramento das atividades, acontece à palestra “O Uso do Documento de Arquivos para a Pesquisa Histórica”, ministrada pelo professor de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Florisvaldo Paulo Júnior.
 
O Arquivo Público fica na Praça Doutor José Pereira Rebouças, também conhecida como Praça da Mogiana, Nº 650, no Bairro Boa Vista.
 
Jorn. Kiko Marinelli

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar