WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

19/11/2013 - Marginais invadem Cemea Abadia e causam destruição do patrimônio público

Foi a segunda ação do gênero em 15 dias. A Prefeitura busca estratégias para dificultar as invasões.

 Quebradeira geral foi registrada no fim de semana no Centro Municipal de Educação Avançada (Cemea) Abadia. É a segunda vez somente este mês que a estrutura foi invadida por vândalos. Como da vez anterior, ocorrida há cerca de 15 dias, nada foi subtraído, mas muita coisa foi destruída e jogada na piscina. Com isto, permanecem suspensas as atividades aquáticas sem data definida para a retomada. Até então estavam paralisadas as aulas na hidro, agora, ela atinge também a natação.

 A piscina alvo deste fim de semana tem cerca de um milhão de litros de água. A ação marginal além dos prejuízos materiais gerados ao patrimônio público prejudica diretamente um amplo universo de pessoas, entre elas cerca de 700 adolescentes e quase 1,5 mil idosos cuja maioria frequenta o local por recomendação médica.

Foto: Sebastião Santos



Conforme o coordenador geral do Cemea Abadia, Silvio César Bernardes, os vândalos entraram pelo alambrado, possivelmente na noite de sábado/madrugada de domingo e destruíram portas, janelas e vidros. Além disto, atiraram móveis, materiais de limpeza, produtos de manutenção da água, como cloro, por exemplo, e equipamentos de esportes na piscina. “Destruíram tudo o que estava em volta, inclusive bebedouro”, afirma Silvio.

Ele explicou ainda, que o local já contou com sistema de monitoramento, mas que em outras ocasiões também foi destruído, assim como cerca elétrica. Também é disponibilizado um vigia dos quadros da Prefeitura, o que não impede as ações marginais, haja vista tratar-se de área muito ampla. São cerca de um quilômetro de alambrado e o vigia da noite diz nada ter percebido. Ontem, ao se deparar com a situação, o coordenador se deslocou até unidade da Polícia Militar onde foi lavrado boletim de ocorrência/Reds. A Guarda Municipal também foi acionada.

Providências. A Prefeitura estuda estratégias para combater tais atitudes criminosas. Uma das medidas poderá ser, de acordo com Silvio, a contratação de empresa de segurança particular para guarda interna armada, conforme decreto publicado no último Porta-voz. O coordenador do Programa de Educação em Tempo Integral/Proeti, Luiz Alberto Medina de Carvalho, destaca que o vandalismo vai além do Cemea Abadia. Reporta que outras unidades também têm sido vitimadas, entre elas a do Alfredo Freire e do Residencial 2000.

Medina afirma que tudo está sendo documentado para subsidiar reunião com o comandante da Guarda Municipal, coronel PM reformado, Emanuel Kappel, a fim de que a questão seja trada e solucionada também sob a ótica técnica de segurança pública.


 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar