WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

15/11/2013 - Uberaba recebe I Encontro de Arquivos Públicos Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

O Arquivo Público de Uberaba realiza o I Encontro de Arquivos Públicos Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, nos próximos dias 26 e 27 de novembro, no auditório da superintendência, com o intuito de nortear as políticas de organização documental nos órgãos. As palestras serão ministradas por profissionais da área de arquivologia e história.

A abertura oficial acontece às 9h, no dia 26, com o secretário de Administração, Carlos Bracarense e a superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik de Casanova. Às 10h ocorre a palestra “Ações do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) voltadas para os Arquivos Públicos Municipais”, proferida pela conselheira do CONARQ, Domícia Gomes Borges. Às 11h30 o Controller do Município Paulo Leonardo Vilela falará da “Lei de Acesso à Informação”. Às 12h30 será o intervalo para o almoço e as atividades serão retomadas às 14h30 com a palestra “Institucionalização de Arquivos Públicos Municipais e Implantação de Políticas de Gestão Sistêmica de Documentos e Informações Municipais”, ministrada pela diretora do Arquivo Público de Itatiba, Daise Aparecida de Oliveira.

Já no dia 27, às 9h, haverá a palestra “Lei de Acesso à Informação”, proferida pelo economista da Secretaria Municipal de Controle Interno, Carlos Alberto de Oliveira. Às 11h será o intervalo para o almoço e às 14h acontecerá a palestra “A Experiência do Arquivo Público Mineiro na Implantação da Gestão de Documentos”, ministrada pela assessora da Diretoria de Gestão de Documentos, Fátima da Silva Corfino. Para fechar o evento, ocorrerá às 15h a palestra “O Uso do Documento de Arquivos para a Pesquisa Histórica”, realizada pelo professor de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Florisvaldo Paulo Júnior.

De acordo com Marta Zednik, o objetivo do evento é reunir profissionais de arquivos públicos, órgãos governamentais, historiadores, pesquisadores, universitários e instituições de ensino. “Vamos discutir a implantação de políticas públicas de arquivo, gestão de documentos e informações, estruturação de um arquivo, bem como a democratização do acesso à informação. O documento nasce nos órgãos públicos, por isso é muito importante à precisão das informações”, ressaltou.

Ainda segundo a superintendente, mais de 40 Arquivos Públicos da região foram convidados, além de alunos do curso de História da Universidade Federal do Triângulo Mineira (UFTM) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “Esperamos pelo menos cerca de 200 pessoas para esse I Encontro regional”, destacou Zednik.

O Arquivo Público fica na Praça Doutor José Pereira Rebouças, também conhecida como Praça da Mogiana, Nº 650, no Bairro Boa Vista. Mais informações pelo telefone (34) 3338-2864.

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar