WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

14/11/2013 - Prefeitura realiza evento em prol da leitura

A Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Educação e Cultura (Semec) realizou nesta quarta-feira (13) no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), o evento Trupes da Leitura, que é o resultado dos trabalhos realizados com os alunos das 29 escolas do município. Conforme explica a assessora técnica e coordenadora do Comitê Regional do Programa Nacional de Incentivo à Cultura (PROLER), Tânia Cristina Fígaro Ulhoa, o trabalho com as trupes acontece durante todo ano e o evento visa premiar os três alunos de cada escola que se destacaram por lerem mais livros.

As trupes de leitura acontecem nas escolas de tempo integral com crianças de 9 e 10 anos. Durante todo o ano o projeto atua com várias atividades do campo de leitura como Roda de Leitura, Maleta Literária e a Arte de Escrever com Arte”, explica Tânia Ulhoa. A média de livros lidos por aluno que participa do campeonato é de 40 a 45 livros por ano, mas Tânia destaca que há alunos que leram mais de 100 livros.

Para participarem do campeonato de leitores os alunos devem fazer um registro a respeito de cada livro lido comprovando a leitura da obra. “O Campeonato de leitores, que faz parte do projeto Trupes de Leitura não é obrigatório, participam apenas os alunos que têm interesse. 

Ainda segundo Tânia as obras utilizadas são aquelas voltadas para os temas aventura, gibis, narrativas curtas, contos de fadas, mitos lendas, romances, crônicas, contos, entre outros e esse projeto favorece a ampliação do volume de leitura e ao mesmo tempo a qualidade da leitura que ele faz. “Isso com o trabalho contínuo são refletidos em melhores índices de avaliação externa como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, completa.

Ao todo foram cerca de 90 alunos premiados com livros, certificados, camiseta e kits escolares doados pelo Comitê Regional do PROLER Vale Rio do Grande

Foto: Enerson Cleiton
 


Conjugado com o Trupes de Leitura e voltado para um público de faixa etária maior, aconteceu o Festival Contadores de Histórias. Os dois eventos estão na 5ª edição. O Festival de Contadores de Histórias que teve a final hoje, evidencia educadores e alunos que se dedicam a essa arte da oralidade e da pluralidade cultural.

A aluna do sétimo ano, daescola Celina Soares de Paiva, Lorena Cristina Aparecida Rosa, de 12 anos, comenta o que o evento representa para ela. “Eu estou muito orgulhosa, é a primeira vez que vou subir em um palco e fico mais feliz por ter sido escolhida para representar a minha escola”, diz a aluna.

São duas categorias: Educando com alunos entre 11 e 15 anos e Educador, para profissionais do magistério. Segundo a assessora pedagógica Darci Bosco, para definir os vencedores foram avaliados cinco itens: seleção do texto, entonação de voz, expressão corporal e postura no palco, originalidade e criatividade, e o limite de tempo que é de cinco minutos.

Os premiados foram  em primeiro lugar na categoria Educando, Taisa da Escola Municipal Stela Chaves; em segundo lugar Lorena Cristina da escola Celina Soares de Paiva e em terceiro lugar, a aluna Katherein da Escola Arthur de Melo Teixeira. Na categoria Educador o professor Giovanni, do Cemei Maria Eduarda ganhou o primeiro lugar seguido da professora Cristiane da Escola Municipal Uberaba que tirou o segundo lugar e em terceiro ficou a professora Divina, da Escola Municipal Niza Marquez Guaritá.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar