WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

13/11/2013 - Trupes da leitura: Festival leva literatura para o teatro, amanhã

É amanhã às 13 horas no Teatro Experimental de Uberaba (TEU) a culminância das ações de incentivo à leitura, desenvolvidas ao longo do ano letivo pela rede municipal de ensino, através do Projeto Trupes de Leitura. O evento se dará com o 5º Festival de Contadores de Histórias e com a premiação dos alunos participantes do 5º Campeonato de Grandes Leitores.

O ‘Trupes da Leitura’ é desenvolvido pela Prefeitura de Uberaba através da Secretaria Municipal de Educação/Coordenadoria do Livro e Leitura/Departamento Cultural junto às escolas de tempo integral. Nele, os alunos formam clubes de leitura para participarem do Campeonato de Leitores da escola.

Ao final do ano, são destacados os três primeiros colocados, aqueles que mais leram livros adequados à sua faixa etária, conforme explica Tânia Cristina Fígaro Ulhoa que é uma das dinamizadoras da atividade juntamente com Darci Bosco e Luciane Ioná Aita. Aliás, os ganhadores do Campeonato são convidados especiais para o evento de amanhã e vão compor a platéia do festival.

Conforme Tânia, o principal objetivo é formar leitores autônomos, com ênfase na leitura de obras literárias.  Tânia conta que não há obrigatoriedade em participar do campeonato, mas a adesão das crianças é enorme.  “O valor maior dessa ação é a ampliação do volume de leitura registrado e a expressão de prazer e divertimento em cada reunião do clube das crianças semanalmente observado. Elas descobrem que podem brincar com a fantasia durante o ato de ler”, comemora.

As obras utilizadas são aquelas voltadas para os temas aventura, gibis, narrativas curtas, contos de fadas, mitos lendas, romances, crônicas, contos, entre outros.

Festival. O 5º Festival de Contadores de Histórias que terá a final amanhã, evidencia educadores e alunos que se dedicam a essa arte da oralidade e da pluralidade cultural. São duas categorias: Educando com alunos entre 11 e 15 anos; e Educador, para profissionais do magistério.

A seleção dos textos e a preparação dos alunos é um exercício das artes cênicas e literárias desenvolvidas ao longo do ano letivo nas unidades escolares. Há uma seleção prévia na escola que define os finalistas do Festival.

As premiações do Festival e do Campeonato de Leitores são livros, certificados, camiseta, kits escolares para os leitores campeões de cada escola e os três vencedores de cada categoria do Festival. Os livros de literatura foram doados pelo Comitê Regional do PROLER Vale Rio Grande.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar