WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

08/11/2013 - Alunos escrevem livro sobre história dos bairros, em parceria do Arquivo Público e Agronelli

O livro “Meu Bairro tem história, Eu tenho Futuro”, escrito por alunos da rede municipal e estadual de ensino, será lançado na próxima terça-feira (12), às 19h, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz. O evento também contará com apresentações artísticas. O projeto é uma parceria do Arquivo Público e do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social e já está na sua 6ª edição.
 
De acordo com a superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik de Casanova, a superintendência é responsável por fornecer todo o conhecimento, por meio do acervo documental de livros e jornais, sobre as histórias dos bairros da cidade. “Os alunos visitam o Arquivo Público e a partir dos documentos escrevem as histórias de seus bairros e escolas. Cada ano nós selecionamos alguns bairros para serem lembrados nos livros”, explicou.
 
Esse é um trabalho feito em conjunto, onde grupos de estudantes das escolas compõem as histórias. Participam dessa edição do livro as Escolas Estaduais Leandro Antônio de Vitto, no Jardim Bela Vista, Bernardo Vasconcelos, no Costa Telles I, Municipal Professor José Maciotti, no Bairro de Lourdes e Estadual Carmelita Carvalho Garcia, no Bairro Margarida Rosa Azevedo.
 
O Instituto Agronelli é responsável por editar o livro. “É um projeto inovador que estreita a relação do aluno com a escola, bairro e cidade, além de inserir no aluno o gosto pela pesquisa mostrando sua importância acadêmica e social. É um ato de cidadania”, ressaltou Marta Zednik.
 
O livro faz parte do projeto “Cultivando Cidadania: Cultura e História do Meu Bairro”. Entre as atividades realizadas pelo Arquivo Público e Instituto Agronelli estão o encontro de formação com os professores, as visitas monitoradas e a pesquisa histórica no acervo do Arquivo Público.
 

Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar