WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/11/2013 - Autor premiado é homenageado com projeto

Cerca de 200 alunos participaram de projeto interdisciplinar com obras do uberabense Tiago Melo, vencedor do Jabuti-2001

A Escola Municipal Uberaba conseguiu aliar o reconhecimento aos artistas locais, à formação do hábito de leitura por seus alunos, a partir do projeto interdisciplinar “Educando para uma existência de participação consciente”. Nos caminhos literários de Tiago de Melo Andrade, foram trabalhadas várias disciplinas como língua portuguesa, história, geografia, matemática e teatro.

A diretora escolar, Gislene de Freitas Rocha explica que a intenção foi “buscar a experiência criadora de histórias interessantes, modernas e inteligentes e estimular a interdisciplinaridade, onde várias linguagens se cruzam usando a literatura como eixo norteador”.

A iniciativa envolveu três obras do autor uberabense: ‘Tire o pé do meu futuro’, ‘Memórias de uma pizza’ e Três vezes Amazônia’. A partir delas os alunos realizaram leituras, interpretação teatral, releituras, expressão oral e plástica, tendo contato com múltiplos gêneros textuais.

Quem é? A culminância do projeto será na quinta-feira (dia 7) pela manhã, a partir das 9h30 no anfiteatro do SESC, ao lado da Escola. Por lá estará o escritor Tiago de Melo. Tiago tem 36 anos, vive em Uberaba e desde criança esteve rodeado de livros, em casa e na escola. Chegou a estudar arquitetura e História, mas acabou mesmo se formando em Direito. E foi durante a universidade, mais uma vez diante das prateleiras da biblioteca, com tantos nomes enfileirados nas estantes, que despertou de vez o entendimento de que também poderia ser escritor e criar suas próprias obras. Em 2001 com seu primeiro livro, ‘A Caixa Preta’, recebeu o Prêmio Jabuti - categoria Autor Revelação, abrindo sua carreira.

No fechamento do projeto, além da presença de Tiago Melo, ocorrerão apresentações teatrais, exposição de maquetes, produções de textos, poemas, cordéis e fotos que retratam o cotidiano da sala de aula.

Lembrando que cerca de duzentos alunos, das turmas de sextos e sétimos anos, estiveram diretamente envolvidos com o projeto, a diretora Gislene de Freitas Rocha destaca também outros aspectos fundamentais para sua execução e relaciona: “a cooperação, a disponibilidade, o respeito às diferenças individuais e, sobretudo, a compreensão de que o conhecimento não se dá de forma separada, cartesiana, mas ocorre como um todo e deve estar a serviço da vida”.

Jorn. Gê Alves

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar