WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

31/10/2013 - Alunos da rede municipal vivenciam experiência de fazer ‘cinema’

“O Mistério do Sítio das Almas”. Esta é a primeira produção audiovisual que está sendo produzida por alunos da rede municipal de ensino, dentro de uma iniciativa inédita através do convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a TIM, no projeto TIM ArtEducação e que dará formato a uma Web série.

O trabalho reúne 31 alunos do oitavo ano de período integral da Escola Municipal Frei Eugênio e que já deram início às gravações após formatação de equipes para todas as fases da produção. O cenário escolhido para a locação foi o Centro Ambiental Sítio da Pedreira, localizado a 15 km do centro da cidade, próximo à BR 050- Uberaba/São Paulo.

O coordenador Kleider Risso, com vasta experiência em cinema no Brasil, explica que os estudantes aprenderam a desenvolver roteiros, fazer a pré-produção, gravação, edição e finalização de vídeo. Ou seja, a obra é 100% fruto da imaginação e criatividade destes adolescentes.

“A Web Série ‘O Mistério do Sítio das Almas’ é o resultado do desenvolvimento e dos desdobramentos da oficina de Arte Digital da TIM ArtEducação, implantada através do Programa de Educação em Tempo Integral, para democratizar e fomentar o acesso à formação e à produção audiovisual enquanto prática pedagógica interdisciplinar, para os alunos da rede municipal de ensino”, explica o coordenador que divide o trabalho com Camila Paiva e Renata Formiga do Departamento Cultural da Secretaria de Educação.

A iniciativa deu tão certo que foi além da vivência da arte, refletindo também no rendimento escolar dos alunos envolvidos. Tanto que a diretora do Frei Eugênio, Regimar Neves, já pensa em desenvolver projeto semelhante de forma permanente na escola.

O trailler da obra será conhecido na Mostra de Resultados que marcará o fechamento do TIM ArtEducação Uberaba-2013, previsto para o dia 19 de novembro no Centro Administrativo Municipal. Ele deverá abrir o espetáculo que vai conjugar todas as linguagens trabalhadas no projeto (capoeira, dança, teatro, arte circense, cultura digital e música) desenvolvido durante um semestre.

Segundo Kleider Risso, está em fase de estudo o lançamento de um novo projeto da Secretaria Municipal de Educação, o ‘Curta na escola’ em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba e que deverá focar na adaptação de obras literárias para documentários. A intenção principal é despertar a prática da leitura entre a comunidade escolar.

Jorn. Gê Alves

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar