WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

28/10/2013 - Caminhada pela paz, homenagens, serviços e música marcam evento da Educação

Quatro professoras mortas este ano serão reverenciadas, entre elas Nathália Diayrel, vítima de bala perdida

O Dia do Professor/ Profissional da Educação terá uma tarde inteira de comemoração na próxima quinta-feira (31). A agenda envolve prestação de serviços, festividades, mas passa também pela conscientização acerca de um tema recorrente que é a violência de forma geral e que inclui as escolas/patrimônio e as salas de aula. O dia terá como patrono o professor Murilo Pacheco de Menezes, já falecido, que foi professor e vereador em Uberaba e fundador do Colégio Nossa Senhora das Graças.

Das 13 às 17 horas os trabalhadores da educação poderão utilizar em tendas no saguão do Centro Administrativo Municipal, de serviços como aferição da pressão arterial, massagem e maquiagem e ainda participar de ginástica laboral com equipe do Departamento de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação.

Com cada escola usando camisetas de cores distintas, formando um grande degradê, os profissionais saírão em caminhada com manifesto pela paz, para a qual está prevista parada no santuário da Medalha Milagrosa onde será prestada homenagem à Nathália Diayrel, professora na Escola Municipal Boa Vista morta recentemente durante troca de tiros entre policial militar e acusados de roubo no bairro Abadia. A família dela foi convidada para o evento e cerca de 400 alunos seus também vão participar.  Os participantes da caminhada são orientados a levar um lenço branco simbolizando o grito silencioso pela paz.

Das 17h30 às 20 horas, a programação será encerrada com show na Praça Murilo Pacheco de Menezes (rotatória da avenida Santos Dumont) com a Banda Sigma que é formada por professores. Lá também, segundo a coordenadora do evento, professora Marilda Ribeiro de Resende, secretária municipal adjunta da Educação aconteceu sorteio de três salários mínimos, cujos recursos foram levantados a partir de doações.

Conforme Marilda, o eixo Central será “Educação- Travessia às alturas”. A intenção da iniciativa, conforme informa, é chamar a atenção para a necessidade de valorização do profissional.

Além da professora Nathália, outras três professoras que morreram este ano serão lembradas, entre elas a professora Michelle Flávia Martins Pires, que era lotada no Cemei João Miguel Hueb. A data do evento coincide com o fechamento da campanha ‘Outubro Rosa’ no Brasil desencadeada para alertar a comunidade feminina sobre a necessidade da prevenção ao câncer de mama. A maioria da categoria da Educação – ressalta Marilda Ribeiro – é formada por mulheres. Diante disto em determinada parte da agenda o tema será destacado, em parceria da Coordenadoria de Políticas para Mulheres. Neste momento serão reverenciadas com um minuto de silêncio as professoras Luciene Aparecida do Carmo – que foi diretora da Escola Municipal Santa Maria e a pedagoga da escola Municipal Niza Guaritá, Perpétua Alvani da Silva Resende, ambas vitimadas pela doença este ano.

A rede municipal de ensino em Uberaba reúne 63 instituições de ensino, 25.206 alunos e tem 2.571 servidores no quadro do magistério.

Jorn. Gê Alves

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar