WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

24/10/2013 - Secretaria de Educação realizou a VI Mostra Pedagógica da EJA

A VI Mostra Pedagógica dos Trabalhos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizada na quarta-feira (22), no Cine Teatro Vera Cruz, expos os trabalhos dos alunos das 15 unidades educacionais e 6 salas anexas que oferecem o ensino da EJA.
 
Ao todo, a modalidade de ensino atende cerca de 1.300 alunos dos quais aproximadamente 900 estavam presentes na mostra. No saguão do teatro ficaram expostos os trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano durante as disciplinas que compõem o plano curricular dos alunos.
 
Além da exposição de trabalhos, também foram realizadas apresentações artísticas e culturais. O principal objetivo da mostra foi promover a participação das escolas municipais, que oferecem a EJA, como forma de valorização do trabalho desenvolvido de socialização e de troca de saberes, experiências e conhecimentos.

Foto: Sebastião Santos


 
A Mostra de Talentos
 

Durante a noite foram premiados os três primeiros colocados do projeto Poetizando na EJA.  Com o intuito de promover momentos de sensibilização e de criatividade, a Seção de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Educação, propôs o projeto que incentiva a produção de poesias em suas práticas educativas. O projeto foi aderido por treze escolas e uma sala anexa.
 
O aluno Gilson José Gonçalves da Silva (3º período do 1º segmento) da E.M. Monteiro Lobato, recebeu a medalha pela 1ª colocação no Projeto Poetizando na EJA, com a poesia “Porto de Areia”. O aluno Roger dos Santos Teixeira (2º período do 2º segmento) da E.M. Santa Maria conquistou a 2ª colocação com a poesia “Minha Caminhada”. E o aluno Igor Fernando da Silva Pontes (3º período A do 2º segmento) da E.M. Prof. José Geraldo Guimarães, ficou com a 3ª colocação com a poesia “Família”.
 
Os alunos das salas da UAI, anexas à Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, apresentaram um teatro com uma encenação da música “Que pescar que nada!”, de Bruno e Marrone. Os alunos da E.M. Profª. Esther Limírio Brigagão realizaram uma apresentação musical com o tema “Folia de Reis”.
 
Os alunos da E.M. Monteiro Lobato realizaram uma apresentação musical criada por meio de uma colagem de poesias escritas por eles. Uma aluna e uma bibliotecária da E.M. Santa Maria interpretaram a música Além do Arco-Íris, com violino e clarinete. O encerramento da noite ficou por conta do grupo Sambeja, formado pelos alunos da escola Santa Maria e as duas apresentações da escola tiveram a regência do professor Fernando Alfeu Santana.
 
A mostra pedagógica da EJA foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio do Departamento Pedagógico – Seção de Educação de Jovens e Adultos.  A EJA visa atender jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, que não puderam completar seu processo de escolarização na idade própria.
 
As instituições que oferecem a EJA são: Adolfo Bezerra de Menezes; Arthur de Mello Teixeira; Boa Vista; Gastão Mesquita Filho; Joubert de Carvalho; Monteiro Lobato; Norma Sueli Borges; Prof. José Geraldo Guimarães; Profª. Esther Limírio Brigagão; Profª. Niza Marquez Guaritá; Profª. Stella Chaves; Santa Maria; Totonho de Morais; Uberaba; e Urbana Frei Eugênio. A modalidade também é oferecida nas salas anexas da: Unidade de Atenção a Terceira Idade – UAI; Casa do Menor Coração de Maria; Polo I; Casa do Menino; e Capela Santa Beatriz.
 
 
Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar