WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

24/10/2013 - Prefeitura de Uberaba implementa Coleta Seletiva na cidade

Atendendo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Meio Ambiente, dará inicio aos trabalhos de implementação da coleta seletiva no município e expansão da área de atuação. Membros da secretaria se reuniram, na segunda-feira, dia 21, no Centro Administrativo da PMU, com a equipe técnica do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), para dar andamento ao planejamento estratégico da Coleta Seletiva.
 
Na última terça-feira, dia 22, foi realizada uma nova reunião, desta vez com a presença dos parceiros para a implantação desse processo, como as Secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Social, Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos e Materiais Recicláveis de Uberaba – COOPERU - a Associação Grupo Espírita de Cáritas de Uberaba e Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.
 
Os trabalhos de elaboração do Plano de Ações para Implantação da Coleta Seletiva tiveram inicio em agosto de 2013, quando a Prefeitura e o Centro Mineiro de Referência em Resíduos assinaram o termo de adesão ao Projeto Reciclando Oportunidades, do Governo do Estado. O projeto contemplará sete fases, sendo elas: pré-requisitos, preparação, levantamentos, organização, definições, implantação e monitoramento.
 
“Estamos na fase três que contempla a fase de levantamento de diagnósticos físicos, ambiental e social, que envolvem a classificação, a geração e a caracterização dos resíduos gerados no município de Uberaba. Será realizado o cadastro social dos catadores autônomos, o levantamento dos convênios existentes entre o poder público, cooperativas e associações, com atualização de documentos e prestações de contas”, explica a gerente do Projeto da Coleta Seletiva e chefe da Seção de Educação Ambiental, Letícia Rezende Giani.


 
O subsecretario de Meio Ambiente, Marco Túlio Prata, ressalta que a secretaria dará total apoio as Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, COOPERU e CÁRITAS, na regularização dos convênios e prestações de contas para que possa dar andamento aos trabalhos sem qualquer pendência. “É nosso objetivo que haja total transparência entre os envolvidos no processo para que possamos obter resultados satisfatórios”, afirma.
 
Em função de um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC - firmado pela Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, o município recebe o apoio técnico do Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR - e do Serviço Voluntário de Assistência Social - SERVAS.
 
De acordo com o diretor executivo do CMRR, José Aparecido Gonçalves, já foram realizadas reuniões com o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Vinicius José Rios, com a primeira dama, Heloisa Piau e com a secretária de Desenvolvimento Social, Angela Dib. “Esses encontros realizados anteriormente deixaram claro a vontade do município em implantar o projeto na cidade. E vale destacar que queremos viabilizar não apenas a coleta seletiva, mas a inclusão dos catadores de reciclável. Inicialmente vamos trabalhar com aqueles que são associados às cooperativas. No entanto queremos chegar aos catadores que não estão em nenhuma organização, pois temos que quantificar e qualifica-los” pontuou José Aparecido.
 
Por parte da Secretaria de Desenvolvimento Social, será realizado monitoramento das linhas feitas pela coleta seletiva em Uberaba, além de traçar a metodologia para o levantamento social junto aos catadores de recicláveis. “O município em parceria com o CMRR está estruturando a profissionalização da coleta seletiva para a sustentabilidade e inclusão social desses catadores”, finalizou o subsecretario da Seds, Carlos Alberto de Godoy.
 
 
Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar