WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

21/10/2013 - Tem início Avaliação Nutricional dos Alunos da Rede Pública de Uberaba

Teve início nesta segunda-feira, dia 21, o trabalho de Avaliação Nutricional dos Alunos da Rede Pública de Uberaba. O trabalho está sendo realizado pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com estudantes de nutrição da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e a Universidade de Uberaba (Uniube).

Segundo a nutricionista coordenadora do projeto, Maria Graziela de Souza Feliciano Silva, a intenção é que até o final do ano, o projeto contemple todas as escolas da rede municipal de ensino, atendendo os alunos das 34 Escolas Municipais e dos 30 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). “Temos matriculados, hoje, 25 mil alunos da rede municipal e vamos trabalhar para que todas passem pela avaliação para que a partir do ano que vem possamos fazer um monitoramento do desenvolvimento das crianças”, explica Graziela.

Durante toda à tarde, os alunos da Escola Municipal Frei Eugênio passaram pela avaliação antropométrica que é o método de investigação em nutrição baseado na medição das variações físicas e na composição corporal global. É aplicável em todas as fases do ciclo de vida e permite a classificação de indivíduos e grupos segundo o seu estado nutricional.

O projeto está dentro do Programa Saúde na Escola – PSE, lançado oficialmente em setembro pelas Secretarias Municipais de Educação e Saúde, em conjunto com a Superintendência Regional de Ensino. O PSE é uma estratégia de integração entre saúde e educação visando o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas brasileiras. Criado pelo Governo Federal, o programa trabalha práticas de promoção, prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz com as crianças, adolescentes, jovens e adultos que estão inseridos nas escolas.

De acordo com a nutricionista Zilene Faria de Oliveira, o projeto tem um importante papel de atrelar as relações entre escola, pais e saúde. “Além dos trabalhos de antropometria, faremos palestras e com os alunos e estreitaremos relações com os pais durante as reuniões das escolas, queremos que toda a família comece a ter o hábito de se alimentar de forma saudável, o que por si só já influenciará as crianças a se alimentarem corretamente”, aponta Zilene.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar