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Educação e Cultura

19/10/2013 - Avaliação Nutricional dos Alunos da Rede Pública começa nesta segunda

Oito nutricionistas da Secretaria de Educação e Cultura (Semec) iniciam nesta segunda-feira, dia 21, às 13h, o projeto Avaliação Nutricional dos Alunos da Rede Pública.  A primeira instituição a receber a equipe será a Escola Municipal Frei Eugênio.

De acordo com a nutricionista Zilene Faria de Oliveira, dentro do projeto estão programados trabalhos de antropometria, onde os alunos serão pesados e medidos, diagnóstico nutricional, além de promoção e prevenção da alimentação saudável.

A expectativa é a de que até o final do ano, os alunos das 34 Escolas Municipais e dos 30 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) da cidade sejam atendidos. Ao todo, são 25 mil estudantes. “Temos o objetivo de traçar um perfil nutricional de crianças e adolescentes para rastrear problemas como obesidade, diabetes, hipertensão, baixo peso e colesterol alterado, promovendo educação nutricional”, destacou Zilene Faria.

A nutricionista Maria Graziela de Souza Feliciano Silva salientou que é preciso incentivar o consumo de lanches saudáveis, como frutas, verduras e legumes. “As crianças levam muitas guloseimas para as escolas e é importante passar bons hábitos na boa infância porque eles são carregados pela vida inteira, evitando que se tornem adultos obesos”, ressaltou.

No começo de outubro, um representante de cada instituição participou de curso de capacitação para entender o projeto. “Os professores vão nos auxiliar a conduzir e verificar se todos os alunos já foram atendidos”, explicou Silva.

O projeto será desenvolvido em parceria com acadêmicos de Nutrição da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade de Uberaba (Uniube). A Avaliação está dentro do Programa Saúde na Escola.

A Avaliação foi lançada em 2009 e no começo de 2013 uma amostragem foi realizada com 10% da rede. “Agora tivemos a adesão de 100% das escolas para executar o trabalho”, conclui a nutricionista Zilene.

Marcela Matarim

 
 
 

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