WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

17/10/2013 - Aluna da rede municipal é selecionada para Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Dos quatro alunos que representaram Uberaba na IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Belo Horizonte, na semana passada, uma estudante foi escolhida para participar da Conferência Nacional. O encontro acontece de 24 a 28 de novembro, em Luziânia.

A escolhida é a delegada do projeto “Ar que protege: práticas sustentáveis no ambiente escolar”, Maria Eduarda Santos de Oliveira, de 11 anos, da Escola Municipal Maria Lourencina Palmério. O projeto dela propõe construir um quiosque ambiental e interativo para ser usado pelos alunos como um espaço para atividades de leitura e dança.

De acordo com a coordenadora do Programa de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Cibele Caetano Resende, os jovens participaram de grupos de discussão sobre os projetos, divididos pelos subtemas água, ar, fogo e terra. “Não era uma competição e nem havia prêmios, mas foram votados os melhores projetos inscritos. Foram divididos grupos por subtemas e os três projetos que mais agradaram, de cada grupo, foram selecionados. Ao todo, 27 delegados de Minas Gerais vão participar da Conferência Nacional”, explicou.

Cerca de 500 alunos de todo o Brasil participarão da Conferência Nacional que contará, ainda, com 14 oficinas. “A Maria Eduarda vai viajar com a comissão estadual e também vai participar de uma oficina com o tema Terra, onde vai trabalhar com GPS, pipa e levantamento de geoprocessamento”, destacou a coordenadora.

Ainda segundo ela, 837 escolas mineiras inscreveram o projeto na etapa estadual. Já em nível nacional, cerca de 195 mil alunos e dois milhões de professores se envolveram com os projetos. “Essa Conferência é muito importante porque é um momento de encontrar, trocar experiência, promover o dinamismo dos jovens e incentivar de forma integrada a falar sobre o meio ambiente”, concluiu Resende.

Os outros alunos de Uberaba que participaram da etapa estadual foram a delegada Naylana Marques Messias da Silva, aluna do 6º ano defendendo o “Projeto Sustentabilidade em Ação”, da E. M. Frederico Peiró; suplente Pollyana da Silva Rosa, aluna do 7º ano defendendo o projeto “Projeto URA-uso racional da água”, da E. M. Profª Olga de Oliveira e delegado Carlos Henrique de Brito Celestino, aluno do 6º ano defendendo o projeto “Impacto ambiental no córrego da Baixa: em busca de uma visão sustentável”, da E. M. Sebastião Antonio Leal.

Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar