WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

15/10/2013 - Cria criança incentiva bons hábitos alimentares nas escolas da rede municipal

Entre os dias 15 e 18 de outubro acontecem nas escolas da rede pública municipal e estadual ações em segurança alimentar e nutricional, avaliação antropométrica e promoção de alimentação saudável. As atividades fazem parte do Cria-Criança e são promovidas pela Secretaria da Saúde e Secretaria da Educação e contam com o apoio dos professores da rede pública estadual e municipal e dos cirurgiões dentistas das equipes de Saúde da Família.

Durante a ação serão promovidas palestras e oficinas incentivando aos alunos a terem hábitos alimentares mais saudáveis. As crianças serão pesadas, medidas, avaliadas nutricionalmente e o IMC (Índice de Massa Corporal) será calculado. “Muitas crianças hoje são hipertensas, diabéticas e obesas, isso é reflexo da má alimentação”, afirma a nutricionista Maria Graziela de Souza Feliciano Silva. Nas fases da infância e da adolescência, alimentos de qualidade favorecem ao crescimento tanto do aspecto físico, como intelectual, emocional e social.

Segundo Maria Graziela essa semana é apenas um ponta pé inicial. A intenção é que o projeto também atinja os pais das crianças. “Não adianta ensinarmos as crianças hábitos saudáveis e os pais continuarem colocando na lancheira alimentos pouco nutritivos como refrigerantes, salgadinhos e biscoitos”, esclarece a nutricionista.

A abordagem com cada escola dependerá da idade dos estudantes. “Há escolas onde temos alunos de 4 a 6 anos e o trabalho com esse publico será mais lúdico. Apresentaremos os alimentos para que as crianças conheçam o sabor através da degustação e os benefícios de cada um”, informa a dentista Márcia Nomeline.

Ainda segundo a nutricionista o intuito maior do projeto é não deixar que as crianças se tornarem adultos com maus hábitos alimentares. Isso evitará doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabetes e problemas cardíacos.

Paulo Brandão

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar