WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

03/10/2013 - Prefeito propõe criação de Grêmios Estudantis na rede Municipal de Ensino

A proposta de criação de Grêmios Estudantis nas 29 escolas do município foi apresentada no Centro Administrativo no início dessa semana. Na reunião estavam presentes a secretária de Educação Silvana Elias, as diretoras das escolas municipais e a equipe que dará suporte na criação dos grêmios, composta por Mateus Barros Cordeiro, Leandro Madeira Goulart, e Kleider Risso.

A iniciativa partiu do prefeito Paulo Piau, após presenciar a manifestação de um estudante reivindicando melhorias na escola Esther Limírio Brigagão localizada no bairro Residencial 2000, na qual é representante do Grêmio. Atualmente existem apenas duas escolas municipais com agremiação que são a escola Esther Limírio e a Monteiro Lobato. O prefeito acredita que a criação dos grêmios estudantis criará um senso critico nas escolas, além de ser um lugar de aprendizagem, cidadania e responsabilidade.

O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. “O objetivo do grêmio é formar gente que pensa, cidadãos críticos e incentivar o aluno a participar da gestão escolar”, afirma Silvana Elias.

No primeiro momento será indicado um Educador Orientador de cada escola, após serão eleitos os representantes de turmas do 5º ao 9º ano. A Secretaria de Educação com o suporte da equipe fará um fórum abordando direitos humanos e a formação de cidadania. “O fórum servirá de estimulo ao estudante, ele terá a verdadeira dimensão de o que é, e o que faz um grêmio estudantil”, explica Mateus Barros Cordeiro.

Só então serão feitas as Assembleias de Fundação dos Grêmios e formação das Comissões Eleitorais e posteriormente a formação e a eleição das chapas. A previsão é que as chapas vencedoras tomem posse no dia 7 de dezembro deste ano.

 

Paulo Brandão

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar