WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

27/09/2013 - Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é um marco histórico em Uberaba

A Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente foi realizada nesta quarta-feira (26), pela Secretaria de Educação e Cultura, no Centro Administrativo da Prefeitura. A Conferência Nacional foi criada há 10 anos, mas essa é a primeira vez que ela acontece em âmbito municipal.

Durante a abertura da Conferência, o prefeito Paulo Piau, disse que é fundamental passar informações conscientes para os jovens. “Essa conferência vale muito, vale mais do que para um adulto, até. É preciso conscientizar que precisamos preservar a nossa água, as nascentes, matas ciliares, proteger os animais e a vegetação para que a nossa saúde esteja em dia”, ressaltou.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC), Simone Portugal, que esteve presente ao evento, o mais importante é reforçar o protagonismo juvenil que está no bojo de todo processo da Conferência. “Cuidar da escola, propor soluções para os problemas é tarefa de todos nós e o jovem tem uma energia que é contagiante e deve ser ouvida dentro da escola. O Ministério da Educação e do Meio Ambiente querem muito fortalecer e ouvir a voz desses jovens estudantes” pontuou.  Segundo Simone, o encontro é uma culminância dos trabalhos que foram bem desenvolvidos pelas escolas, idealizaram seus projetos e estão com todo o desejo de implementá-los para transformar e melhorar o ambiente em que estudam.

Foto: Sebastião Santos



O vice-prefeito Almir Silva enfatizou que a partir da Conferência sairão ideias extremamente aproveitadoras. “Eu acredito muito nesses alunos, porque a partir da Inteligência deles, tenho certeza que vão surgir inúmeros projetos para a gente poder cuidar do meio ambiente”, disse.

Já para a secretária de Educação e Cultura, Silvana Elias, falar de meio ambiente e de educação é falar de protagonismo juvenil. “Participar pela primeira vez da Conferência, nessa proposta de construção de uma consciência ecológica integrada é um marco histórico. Os temas do projeto foram água, fogo, ar e terra. Os alunos escolherem o tema e elaboraram o projeto coletivo, em função de intervir na realidade”, destacou.

Durante a Conferência, os alunos participaram de Grupos de Trabalho (GTs) para uma série de discussões. “Eles debateram sobre o que seriam para eles as escolas sustentáveis e o que eles desejam na educação ambiental das escolas. Após isso, vamos entregar para o nosso prefeito as discussões e fazer um tratado político”, contou a coordenadora do Programa de Educação Ambiental, Cibele Caetano Resende.

Enviaram os projetos para participarem da etapa nacional 13 escolas municipais e quatro estaduais, das quais quatro escolas municipais foram selecionadas: Escola Municipal Frederico Peiró (rural), Escola Municipal Maria Laurencina Palmério (urbana), Escola Municipal Olga de Oliveira (urbana) e Escola Sebastião Antônio Leal (rural). Um delegado de cada escola escolhida representará o grupo na Conferência Estadual, que acontece nos dias 9 e 10 de outubro, em Belo Horizonte.

Também estiveram presentes a primeira dama Heloisa Piau, o presidente do COMAM, Olavo Rodrigues da Silva, o presidente da ASDEC, Sidney Luis da Costa, a coordenadora de Projetos Ambientais do Codau, Ivone Borges, o presidente do Sindicato Rural, Romeu Borges e o tenente Rivaldo Luciano de Oliveira, da 5ª CIA da Polícia Militar Independente do Meio Ambiente.

 

Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar