WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

11/09/2013 - Arquivo receberá doação de publicações digitalizadas

A Superintendência de Arquivo Público receberá a doação do acervo digitalizado do “O Jornal Sorriso” – período 1930 a 1933, do “O Jornal” - de 1933 a 1938 - e “Uberaba Jornal” - de 1938 a 1944, na próxima segunda-feira (dia 16). A entrega será feita pelo arquiteto Airton Magalhães Pinto, residente em Brasília, filho do uberabense Godofredo Santos, um dos fundadores das referidas publicações.

A superintendente do Arquivo, Marta Zednik de Casanova, revela que a “Revista Sorriso" deu origem às outras publicações e foi fundada em 1909. Era um semanário critico noticioso, humorístico e independente. Teve como fundadores Edgar Medina Coeli e Eduardo Formiga, os seus redatores e proprietários. No decurso de sua existência, o Sorriso mudou de denominação e teve diversos proprietários e diretores, redatores e um grande numero de colaboradores.

Ainda de acordo com ela, em 6 de abril de 1930, Godofredo deu início à nova fase da edição, intitulado O Jornal O sorriso, de 1930 a 1933, com participação de redatores e colaboradores intelectuais, como Alceu de Souza Novaes (A. Luce), Egydio Fantato, Quirino Pucci, Solon Fernandes, Gabriel Totti, José Tiradentes de Lima, Odilon Paes de Almeida, Sebastião Guimarães, Lucio Azevedo, Paulo Bandeira de Mello, José Vicente de Souza Netto (redator esportivo) e outros. Na sequência editou O Jornal, de 1933 a 1938, e o Uberaba Jornal, de 1938 a 1944, fechando um período de 14 anos de edições semanais, no mesmo endereço onde continuou trabalhando com serviços gráficos por mais 25 anos.

“O recebimento e o resguardo das publicações digitalizadas na Superintendência de Arquivo Público significa disponibilizar para a população a consulta de um importante período da história de Uberaba e constitui uma das funções do Arquivo em detectar e recuperar acervos históricos” observa Marta Zednik de Casanova.

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar