WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

05/09/2013 - Arquivo recebe acervo digitalizado de revista da década de 30

Através de doação, a Superintendência do Arquivo Público de Uberaba, receberá acervo digitalizado da Revista Sorriso, que circulou de 1930 a 1944. A doação será concretizará dia 16, às 10h, quando a superintendente Marta Zednik Casanova receberá na sede do Arquivo, o arquiteto Airton Magalhães Pinto, filho de Godofredo Santos, um dos fundadores da revista.

De acordo com Zednik, a publicação era um semanário, de cunho crítico, noticioso, humorístico e independente, confeccionado em formato pequeno de 30 x 19 cm. “O primeiro exemplar foi publicado em 1909, tendo como fundadores Edgar Medina Coeli e Eduardo Formigo, sendo os mesmos redatores e proprietários, mas apenas na década de 30 teve continuidade”, explicou ela.

Foi em 06 de setembro de 1930, que a revista começou a ser imprensa na gráfica de Godofredo Santos, que juntamente com os colaboradores Alceu de Souza Novaes, Egydio Fantato, Quirino Pucci, Salon Fernandes, Gabriel Toti, José Tiradentes de Lima, Odilon Paes de Almeida, Lucio Azevedo, entre outros, deram continuidade a publicação.

Na avaliação da superintendente do arquivo, “o recebimento e o resguardo da Revista Sorriso digitalizada na Superintendência de Arquivo Público significa disponibilizar para a população e historiadores a consulta de um importante período da história de Uberaba”.



Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar