WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

30/08/2013 - Educação inicia curso profissionalizante a alunos de Educação de Jovens e Adultos

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio do Departamento Pedagógico – Seção de Educação de Jovens e Adultos, firmou parceria com o Centro de Educação Profissional – CEFORES, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, para desenvolver, na Educação de Jovens e Adultos, o curso de fotógrafo disponibilizado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC.

 O curso teve início na última quinta-feira (29), para uma turma de 30 alunos do EJA, da Escola Municipal Arthur de Mello Teixeira. A secretária de Educação, Silvana Elias, recebeu durante a tarde, no Centro Administrativo, o Coordenador Geral do PRONATEC no Cefores da UFTM, professor José Eduardo dos Reis Félix e o Supervisor Administrativo do PRONATEC do Cefores da UFTM, Professor, Arildo Rabis, que reforçaram a parceria e discutiram a possibilidade de novos projetos.

 Silvana Elias destaca que essa é uma oportunidade de formação para o trabalho, aliada aos princípios da educação ao longo da vida e que responde, dessa maneira, às necessidades educacionais e socioeconômicas do município. “Com essa parceria, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura dá o pontapé inicial para conquistas referentes à educação tecnológica e profissional articulada às propostas pedagógicas das escolas municipais que oferecem a EJA, tendo em vista beneficiar os alunos, mesmo com o Ensino Fundamental não concluído, com a chance de terem acesso a setores produtivos diversificados no universo de trabalho e a segmentos sociais distintos”, destaca Elias.         

Foto: Mateus Barros Cordeiro



 Esse Programa tem como uma de suas finalidades a possibilidade de oferta de cursos de formação inicial e continuada (FIC) na forma concomitante ao Ensino Fundamental oferecido a jovens e adultos com idade igual ou superior a 15 anos e que estejam matriculados no Ensino Fundamental. “Estamos trabalhando junto com a IFTM no sentido de agregar valor a EJA e a educação formal, em parceira com a Universidade Federal, para a inserção no mercado de trabalho de forma digna, respeitosa e competente”, afirma Silvana.

 “Esse curso é um marco. Com ele pretendemos mudar os paradigmas com relação ao ensino na EJA. Vamos mostrar a comunidade e a população como a educação e a capacitação consegue mudar uma vida, não só em termos de ganho, mas também em termos de cidadão. Temos que inserir os alunos no seio da sociedade.”, adicionou Félix.

 O plano curricular do curso prevê aulas de segurança do trabalho; higiene e saúde; ética; português; empreendedorismo; relações interpessoais; operar câmeras fotográficas digitais e analógicas, produção da imagem digital; utilização da luz para produzir imagens; criar imagens em preto e branco ou colorida; ampliar e retocar cópias; criar efeitos gráficos em imagens digitais; iluminação e aquisição de imagens de estúdio fotográfico; e documentação fotográfica. No encerramento do curso está prevista uma exposição fotográfica dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Ao todo serão dadas 200 horas de curso. No final os alunos terão um certificado emitido pela UFTM.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar